Reitor da Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz, da Bolívia, visita a Unicentro

Para que o processo de internacionalização da universidade ocorra, a troca de experiência e o compartilhamento de saberes com instituições de outros países é fundamental. É por isso que as visitas de gestores, professores e alunos de instituições de ensino superior de países vizinhos se tornaram frequentes na Unicentro. A última delas foi do reitor Antonio Carvalho Suárez, da Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz, a Utepsa, da Bolívia. “Fico muito feliz em fazer a visita, porque já temos muitos projetos que vão se encaminhar e podem se realizar e isso vai ser para beneficio de ambas as universidades”, ressaltou Suárez, durante a visita, sobre a satisfação em poder consolidar a parceria entre as instituições.

Durante a missão, o reitor boliviano visitou a Incubadora Tecnológica (Integ), em Guarapuava, que tem como finalidade apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica. O projeto integra também a Agência de Inovação Tecnológica (Novatec). Antonio Carvalho Suárez conheceu, também, as pesquisas e experiências relacionadas à prevenção de desastres naturais, que são coordenadas pelo professor do Departamento de Geografia do campus Cedeteg, Paulo Nobukuni. Esses estudos contam com apoio do projeto Redução do Risco de Desastre, o Redesastre, que é uma iniciativa do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres, o Ceped que é vinculado a Casa Militar.O

Reuniões de trabalho foram realizadas nos campo Sandra Cruz, Cedeteg e de Irati (Foto: Any Ossak)

O diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Luís Paulo Gomes Mascarenhas, acompanhou o reitor boliviano durante a estadia na Unicentro. “A Utpsa é uma das nossas parceiras na Zicosur, uma rede de universidades da América Latina da qual a Unicentro faz parte. Essas parcerias nos ajudam no desenvolvimento da internacionalização, na oferta de mobilidades acadêmicas, na implementação de projetos de cooperação de pesquisa e de extensão”, afirma.

O reitor Antonio Carvalho Suárez também visitou o campus da Unicentro em Irati, onde cumpriu agenda com a direção da unidade e com a coordenação do curso de Turismo. “O cumprimento, o aperto de mão, o olhar um no olho do outro, isso traz um pouco mais de segurança com relação ao que cada um necessita para sua instituição. Então, o reitor esteve aqui e a direção de campus, o curso de Turismo e o Escritório de Relações Internacionais mostraram para ele o que nós temos aqui”, destaca o vice-diretor do campus, professor Erivelton Fontana Laat, sobre a importância das visitas para possíveis acordos de cooperação.

Segundo o professor Diogo Fernandes, chefe do Departamento de Turismo, a Unicentro e a Utepsa compartilham realidades muito próximas, o que torna possível encontrar soluções diversas para determinados problemas que são comuns.“Devemos pensar em um conjunto de ações em que os professores daqui consigam identificar pesquisas que possam ser feitas em conjunto para a gente poder começar a, realmente, desenvolver uma atividade de internacionalização, onde as duas Universidades comecem a desenvolver pesquisas e a publicar em conjunto”, defende.

Visita técnica possibilitou reforçar ações com a área de Turismo e vislumbrar novas possibilidades de trabalho conjunto (Foto: Any Ossak)

Por meio das conversas foi possível identificar temas comuns que são pesquisados e trabalhados tanto na Unicentro como na Utepsa. Entre eles, o reitor destacou o tema da igualdade de gênero. As duas universidades têm experiência com o assunto e, por compartilharem da mesma problemática, o trabalho para desenvolver projetos que levem conhecimento para toda a sociedade pode ser facilitado se desenvolvido em conjunto. “O que vejo são muitas oportunidades para que, tanto Bolívia como Brasil, através de nossas universidades, possamos elaborar programas conjuntos de investigação, mobilidade de docentes e estudantes. Isso vai fazer com que as duas universidades se fortaleçam e, assim, atendam as demandas das sociedades locais”, explica o reitor.