Fundação Araucária abre edital para pós-doutoramento de professores das universidades paranaenses

A Fundação Araucária, em parceria com a Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, lançou um edital para a concessão de bolsas de pós-doutorado a ser realizado em universidades brasileiras. O objetivo é fortalecer o avanço da pesquisa científica, tecnológica ou de inovação no estado do Paraná. oOfoco são docentes de instituições de ensino superior paranaenses, que já possuam o título de doutor mas não tenham participado de nenhum estágio de pós-doutoramento.“Professores que pretendem fazer pós-doutorado podem concorrer a essa bolsa, que tem duração de 12 meses, que é o período que coincide com a possibilidade de afastamento que a universidade concede para o pós doutorado”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Fraduação da Unicentro, professor Marcos Faria.

A ideia do programa é focar em projetos e atividades que apresentem perspectivas de promoção de avanços tecnológicos ou que sejam de alta relevância social e estratégica para o estado. Professores-pesquisadores de qualquer área podem participar, desde que atendam aos requisitos do edital. O pró-reitor lembra que esse tipo de experiência é positiva, tanto para o docente, quanto para a Unicentro. “Além de ter a qualificação, de sair fazer a qualificação, de desenvolver o projeto de pós-doutorado, é importante para a universidade ter os professores mais bem qualificados, dentro dos programas de pós-graduação”.

O diretor de Pós-Graduação da Unicentro, professor Ricardo Myahara, concorda com essa visão. “Com isso, esses professores vão fazer sua capacitação, vão realizar essa atividade de pesquisa de pós-doutorado e melhorar as suas pesquisas, os seus desenvolvimentos tecnológicos, bem voltado e aplicado, porque já são doutores”, avalia.

O diretor de Pós-Graduação destaca ainda outro ponto positivo: as possíveis parcerias a serem firmadas com as universidade nas quais serão realizados os estágio de pós-doutoramento. “Vão realizar atividades de pesquisa numa instituição que tenha renome naquela área. Para a gente, esses professores vão vir bem capacitados e com a parceria dessas instituições em que eles vão fazer pós-doutorado. A Unicentro ganha muito com isso”, avalia Ricardo.

A bolsa ofertada para professores é de R$ 4.100 e será paga mensalmente. O edital completo pode ser acessado na página de programas abertos, no site da Fundação Araucária. Já a inscrição e a apresentação da proposta devem ser realizadas até o dia 29 de outubro através do sistema Sig-Araucária.  Vale lembrar que o pesquisador deve se candidatar para realizar o pós-doutorado em uma instituição, preferencialmente, de outro estado. “É esse incentivo que a Fundação Araucária quer, que a gente tenha professores nossos trabalhando em grandes instituições altamente qualificadas fora do estado, justamente para a gente poder fazer também as parcerias futuras”, reitera Ricardo.

O edital prevê ainda uma outra modalidade de inscrição voltada para as instituições que desejam receber bolsistas pós-doutorandos. Para isso, a universidade precisa contar com cursos de doutorado e o cadastro é feito pelo coordenador institucional. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Farias, lembra que essa modalidade também auxilia no fortalecimento da pesquisa da Unicentro, possibilitando a troca de conhecimentos. “´E, na verdade, uma troca, porque na maioria das vezes esse profissional vem de uma outra instituição, que tem outros grupos de pesquisa e é uma troca, eles colaboram com o conhecimento que eles têm, trazem o conhecimento para trocar com o orientador e com os grupos de pesquisa daqui”.