Adau busca ampliar ações e participação no campus de Irati

Membros da Associação de Docentes Aposentados da Unicentro, a Adau, estiveram em reunião com a direção do campus de Irati para discutir possíveis atuações conjuntas. A ideia, segundo a professora aposentada Ruth Rieth Leonhardt, que é primeira-secretária da Adau, é divulgar o trabalho da Associação em Irati. “Viemos aqui pedir o auxílio do professor Afonso, diretor do campus, para fazer contato com os professores aposentados da Unicentro aqui de Irati. Nós queremos fazer, no dia 25 de outubro, o encontro dos professores aposentados da Unicentro e nós gostaríamos de contar com os professores aqui de Irati”, explica.

A Adau foi fundada em 2012 com o objetivo de reunir os professores aposentados da Unicentro. Hoje, as ações ainda são concentradas em Guarapuava, mas o interesse, como explica a professora Ruth, é ampliar também para Irati. “Nós temos uma sala dos docentes aposentados, fazemos reuniões quinzenais e, nessas reuniões, nós temos programado uma série de eventos, exatamente nesse sentido de recordar a história e de auxiliar a universidade em muitas coisas que nós podemos fazer ainda, porque aposentados mas não inúteis”.

Atualmente, atuação da Adau está concentrada em Guarapuava. Por isso, Associação buscou a direção do campus de Irati

Através do convênio firmado com a Unicentro, os professores que fazem parte da Associação também podem participar de bancas de trabalhos de conclusão de curso e desenvolver projetos em conjunto com docentes que ainda estão na ativa. Além disso, entre as ações já realizadas pela Adau está a publicação de um livro com artigos escritos pelos membros associados. “Esse livro foi uma descoberta de que todos os professores que estavam aposentados e da Adau continuavam produzindo. A partir daí, nós resolvemos reunir esse material e fazer um livro. Conseguimos apoio da Unicentro, publicamos pela Editora da universidade e estamos distribuindo para divulgar o nosso trabalho”, conta Ruth.

Na reunião em Irati, os membros da Associação tentaram uma aproximação com os aposentados pelo campus. “Hoje eles não estão mais aqui pelos corredores o tempo todo, mas muitos deles participam ainda ativamente da nossa sociedade, e é bom a gente ter as pessoas que são nossas, que elas possam até vir aqui e dizer o que estamos fazendo de errado e em que podemos melhorar”, destaca sobre a importância da participação dessas pessoas no auxílio da gestão universitária o diretor da unidade universitária, professor Afonso Figueiredo Filho.

A direção do campus de Irati, durante a reunião, se comprometeu a ajudar a divulgar a Associação entre os professores aposentados, especialmente por acreditar ainda ser essencial a participação desses profissionais dentro da universidade. “A gente tem que fortalecer sempre naquela ótica de que quem não tem passado também não terá futuro. Essas pessoas contribuíram muito com o campus e com a universidade e elas têm que, na medida do possível, continuar participativas”, finaliza Afonso.