Entidades do ensino superior realizam painel em Porto Alegre

A Associação Nacional dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizaram no dia 25 de setembro, o painel “A Educação Superior no Pós-Cres”. O evento debateu durante todo o dia a III Conferência Regional de Educação Superior, realizada no mês de junho na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina.

A CRES 2018 foi uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública. A conferência debateu o atual cenário da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década com vistas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda Educação 2030 da Unesco.

A programação do Painel, organizado pelas três Associações que representam as instituições de ensino superior públicas no País, contou com três mesas redondas. Os temas debatidos foram: “O significado do manifesto da CRES 2018 para a Educação Superior na América Latina e no Caribe”; “O significado do manifesto da CRES 2018 para a Educação Superior no Brasil”; e “O que fazer com o manifesto CRES 2018 nos próximos 10 anos”.

O objetivo principal do evento foi fomentar a discussão de como o documento elaborado em Córdoba poderia ser melhor aproveitado e debatido nas Universidades. A Conferência de Abertura foi proferida pelo ex-reitor da Universidade de Córdoba, Francisco Tamarit, que foi o organizador geral da CRES.

Em sua fala, Francisco Tamarit, destacou que a Conferência ocorreu em uma época em que a Universidade está sendo questionada na sua essência mais profunda e foi uma oportunidade de defender para a sociedade os princípios do Ensino Superior. “A decisão que tomamos era que deveríamos falar não dos problemas da Universidade, mas dos problemas da América Latina: da falta de sustentabilidade do desenvolvimento; da difícil governabilidade; da falta de integração regional; do não respeito à diversidade; da falta de políticas públicas que ataquem problemas como a exclusão de milhões e milhões”.

“É importante quantificar, sistematizar os resultados alcançados por cada uma destas Instituições no sentido de fazer essa comunicação junto a sociedade, reforçando também a defesa do ensino superior público”, explicou. Ele destacou ainda a cooperação institucional e transregional entre as universidades, citando o exemplo do fórum regional entre as universidades do Estado de Goiás.

Ao final do Painel, foram apresentados a todos os presentes os tópicos para a redação de um documento final do evento, a Carta de Porto Alegre, que será enviada às associações nacionais, ao Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc) e às demais entidades latino-americanas. A Carta também será encaminhada aos presidenciáveis das Eleições 2018. O evento foi realizado no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Acesse a íntegra da Carta de Porto Alegre.

Com informações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Assessoria de Comunicação Social da Abruem.