Unicentro disponibiliza Regulamento de Assistência Estudantil para avaliação pela comunidade

A Unicentro, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, está disponibilizando, via Aluno Online, o Regulamento do Programa de Assistência Estudantil da universidade. O documento, que foi criado a partir de uma reivindicação dos estudantes, pode ser consultado até o dia 30 deste mês. Mesmo prazo para o envio de sugestões. “Foi essa maneira que a gente encontrou de promover a participação dos alunos, que é muito importante nesse processo. Afinal, a Assistência Estudantil vem para prestar serviço para eles. Então, é fundamental que eles participem”, explica a assistente social, Danieli da Cruz, que atua como residente técnica na Coordenadoria.

O Regulamento é formado por um conjunto de ações que tem como objetivo garantir a permanência dos acadêmicos nos cursos de graduação da Unicentro. O esboço do documento foi elaborado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já a redação final ficou a cargo das residentes técnicas da área de serviço social que atuam na Coordenadoria de Assistência Estudantil, como a Bruna Rossignolle.

A gente foi atrás do DCE porque eles tinham nesse documento um esboço do que queriam que fosse a Coordenadoria. Então, a gente procurou por eles, nos colocamos a disposição, tivemos várias reuniões com o DCE e dialogamos sobre as várias demandas que eles nos apresentaram, estudamos muito sobre assistência estudantil, o Plano Nacional de Assistência Estudantil, trazendo para a realidade da universidade. A nossa maior preocupação é que os alunos participem desse Regulamento porque a assistência estudantil é para eles”, conta Bruna.

Para fazer algum comentário ou dar sugestão sobre o Regulamento, basta acessar o Aluno Online. Há uma versão da proposta disponível em pdf para que os acadêmicos possam ler e opinar. Caso o estudante queira deixar uma sugestão, a mensagem pode ser encaminhada via email, como explica a assistente social Thays Oliveira. “Nós disponibilizamos um e-mail. Conforme a demanda, a procura – se os alunos pedirem para prorrogar e se a gente ver que não houve uma participação conforme a esperada – a gente vai prorrogar esse prazo para que haja a participação. Já que isso que é o fundamental na construção desse regulamento”.

Depois do período de participação da comunidade acadêmica, como explica Danieli da Cruz, o documento será encaminhado para os Conselhos Superiores da Unicentro para apreciação e aprovação. “É importante esse processo de legitimação. A partir do momento que se regulamenta, também tem que se pensar no que fazer com esse regulamento, trazer os profissionais, promover o espaço”.