Concisa 2018 congrega estudantes e professores de cinco cursos da Unicentro

O Concisa é um evento bianual realizado pelo Setor de Sociais Aplicadas (Sesa) da Unicentro, que envolve os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, além do mestrado em Administração. Chegando em sua sétima edição, o Congresso contou com palestras, mini-cursos, oficinas e comunicações orais, que tinham como objetivo apresentar aos participantes uma visão holística e integrada do Sesa.

É propiciar um entrelaçamento maior entre os cursos do Setor. Nós temos áreas que são muito próximas, mas que na formação dos alunos cada curso atua de modo individual – Administração para um lado, Ciências Contábeis para outro, Economia para outro e assim por diante. Cada curso tem a sua característica própria e um evento como esse permite que os alunos tenham acesso as mesmas palestras, os mesmos seminários, as mesmas oficinas, os mesmos mini-cursos. Então, eles podem estar interagindo mais, podem estar trabalhando com áreas que são co-relatas, mas não são as áreas que eles estudam dentro do curso”, explica o professor Márcio Facini, vice-diretor do Setor.

Evento é organizado pelo Setor de Sociais Aplicadas, no Campus Santa Cruz (Foto: Coorc)

O Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas contou com a participação de professores, alunos e profissionais das cinco grandes áreas que compõe o Setor. Um deles foi o Daniel Antonio Piasecki, que está no primeiro ano de Ciências Contábeis. “O evento ele permite para o acadêmico conhecer outras perspectivas do curso, não só do curso, mas interdisciplinar, permite ao acadêmico olhar outras matérias, outros cursos, outros conteúdos que também permeiam as Ciências Sociais Aplicadas”.

A palestra de abertura  foi ministrada pelo analista Mario Saldanha. Ele abordou as finanças pessoais, dando dicas sobre endividamento para quem está tentando sair do vermelho. “Eu acho que tem muita gente que deveria aprender isso desde pequeno, falar sobre finanças, sobre educação financeira. Só que o brasileiro tem a mania de ser acostumado com a forma que vive, de viver com a corda no pescoço, mas se soubesse trabalhar melhor o que tem, eu acho que seria melhor”, afirma o palestrante.

O Concisa também foi uma oportunidade para que os participantes compartilhassem resultados de pesquisas desenvolvidas durante a graduação. A acadêmica de Direito, Rhaissa Vereta Garcia, que estuda na Faculdade Campo Real, aproveitou o congresso para expor os resultados de duas pesquisas. “Eu inscrevi dois trabalhos no concisa. Um em conjunto com outras duas colegas, inclusive professoras da Unicentro, sobre as demissões plúrimas a partir da reforma trabalhista. E uma outra pesquisa individual sobre análise de gênero do sistema carcerário feminino, em que eu mostro como as mulheres criminosas são julgadas não só pelos crimes que elas cometeram, mas também por desviarem do padrão de comportamento que associa a mulher à passividade e a não a violência. A escolha de apresentar no Concisa é pela relevância do evento, sendo um congresso nacional. Ainda mais nos dias de hoje, eu acho que toda a oportunidade de fomentar a pesquisa e o debate cientifico tem que ser aproveitada”.

Palestras buscaram promover a reflexão interdisciplinar (Foto: Coorc)

Para a professora Carla Marlana, do Departamento de Secretariado Executivo, o Concisa é uma oportunidade para os alunos aprofundarem conhecimentos que vão alem da sala de aula. “Por promover um encontro entre todos os cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro, promover uma interação, um intercâmbio entre os nossos alunos. Essa troca de métodos e conceitos. Isso propicia, então, um enriquecimento para eles extracurricular, porque tudo que é debatido no Congresso é acrescentado àquilo que eles veem na graduação”, reflete.