Departamento de Matemática promove três eventos paralelos no Campus Cedeteg

Oportunizar uma formação complementar para os acadêmicos dos cursos de Matemática e de Matemática Aplicada e Computacional. Para isso, o Departamento de Matemática da Unicentro realizou, ao longo da última semana, três eventos paralelos: a 21. Semana de Matemática, a 1. Jornada de Matemática Aplicada e Computacional e o 12. Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática.

O professor Angelo Miguel Malaquias, um dos coordenadores das atividades, explica porque o Departamento optou por realizar os três eventos ao mesmo tempo. “A Semana da Matemática é um evento que vem sendo realizado todos os anos, mas há pouco tempo nós criamos o curso de bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional. Então, para inserir algumas atividades mais específicas a este curso, nós incluímos a 1. Jornada da Matemática Aplicada e Computacional. E o Fórum das Licenciaturas trata de questões relacionadas à docência, à licenciatura. Como são todos complementares, nós decidimos por realizar simultaneamente”.

Eventos são oportunidade para estudantes complementarem a formação acadêmica (Foto: Coorc)

De acordo com o professor Angelo, neste ano, são 200 inscritos e a programação contempla palestras, minicursos e oficinas. Uma oportunidade para os acadêmicos discutirem temas que, muitas vezes, não são abordados em sala de aula e que têm grande importância na formação profissional. “É um momento em que eles têm a oportunidade de conhecer as novas tendências em matemática, além de atividades relacionadas ao ensino. Nós vemos também outras áreas em que a matemática é aplicada, os trabalhos que estão sendo realizado, temos minicursos e oficinas. Então, em todas essas atividades, ele pode estar abordando esses temas”, conta.

O Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática, coordenado pelo professor Carlos Roberto Ferreira, visa sempre a formação do professor. “É um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O objetivo é discutir todas as questões relacionadas à formação inicial do professor de matemática. A importância é sair um pouco da sala de aula e, juntamente com pesquisadores do Paraná todo, discutir não só as questões ligadas à licenciatura, mas também à matemática aplicada”, explica.

Um dos participantes das atividades, o acadêmico Lucas Vieira, do terceiro ano do curso de Matemática Aplicada e Computacional, está participando para trocar experiências com professores e pesquisadores de outras universidades. “Eu gosto de participar porque sempre abre caminhos, tem gente de outras áreas, falando sobre outras coisas e têm as palestras também que trazem coisas sobre o meu curso, o que eu posso fazer. A gente pode conhecer profissionais, fazer contatos, saber onde tem mais coisas para a gente estudar”.

Já a acadêmica Bruna Rodrigues está participando do evento pela terceira vez. Para ela, as atividades são uma oportunidade para agregar ainda mais conhecimento à formação universitária. “Eu acho bem importante para o enriquecimento curricular dos alunos que participam fazendo as oficinas e de quem participa dos minicursos. Dá uma base para quem ainda não tem uma noção, dá uma base bem boa tanto na área da educação, que é bem variada, tanto na área da inovação, como da tecnologia e essas coisas. Então, é bem importante”, defende.

Um dos palestrantes foi o professor Haroldo Valentin Ribeiro, Ele abordou o tema “Entendendo a dinâmica de sistemas complexos pela Análise de Dados”. “Eu acho que é uma chance boa de ver uma coisa além do que está no currículo básico, tentar se informar sobre a possibilidade de seguir depois os estudos em nível de pós-graduação. Então, nesse sentido, eu acho que pode ser muito informativo”.