Ação da Veterinária busca prevenir doenças transmitidas por animais

Saguão lotado e os olhinhos bem atentos. Para os alunos da Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, o aprendizado sobre os cuidados que devemos ter com os animais veio de uma maneira bem divertida: por meio do teatro. A Maria Eloise Ferreira, por exemplo, ficou bem atenta a história. “Era sobre a Dona Maria. Ela estava bem triste e ela achou os cãezinhos na rua e ela foi acumulando para dentro da casa dela. Então, foi uma veterinária na casa dela e ficou tudo bom”, conta.

O teatro narrado por Maria Eloise foi uma das ações do projeto de extensão “Saúde Pública e Sustentabilidade na Escola”, que é vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro. O objetivo, segundo o coordenador da ação extensionista, professor Adriano Carrasco, é compartilhar informações sobre cuidados com os animais, higiene e saúde pública com alunos do ensino fundamental. “A gente já desenvolve esse projeto há, pelo menos, três anos aqui na Escola. Faz parte de uma proposta de levar educação ambiental e saúde pública para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamentale esse colégio foi um piloto, para gente trazer essas informações, tanto de saúde ambiental como de saúde pública para crianças”.

A diretora da Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, professora Adriana Melhem Pacheco, as ações da veterinária são importantes na medida em que aborda um conteúdo não trabalhado em sala de aula e que afeta, diretamente, o dia a dia das crianças. “Para nós, aqui da escola, é muito importante essa parceria entre os alunos da Unicentro com os nossos aqui, essa troca de conhecimentos quando eles vêm aqui, desenvolvem o teatro, passam conhecimentos novos para os nossos alunos. Só vem a somar mesmo em nossa escola”, afirma.

Atividades lúdicas chamam a atenção das crianças para a questão de saúde pública (Foto: Coorc)

A Atividade divertiu as crianças e desafiou os acadêmicos. Afinal, para passar todas as informações de maneira clara, eles precisaram deixar os termos técnicos de lado e caprichar na linguagem lúdica do teatro. “Nós estudamos cinco anos sempre para passar a informação técnica para produtores, agricultores e pecuaristas. Quando a gente chega para conversar com crianças fica bem mais difícil, porque a linguagem muda completamente. Aumenta nosso conhecimento porque a gente precisa mudar até o jeito de estudar para passar para eles” explica Jaqueline Carvalho, que é estudante de Medicina Veterinária.

Já Max Siqueira, companheiro de projeto de Jaquelini, garante que, apesar de ser um desafio, a experiência é uma ótima forma de transmitir informações importantes para os pequenos. “É uma oportunidade única da gente contribuir desde cedo com esse pessoal, que é importante a gente estar passando essas informações para eles para desmistificar, muita”.

E as atividades do projeto não param por aqui. O objetivo, de acordo com o professor Adriano, é fazer com que as informações cheguem ao maior número de pessoas possível, cumprindo assim os objetivos da extensão universitária. “A gente agora vai fazer algumas atividades no centro da cidade, com material gráfico que a gente produziu, fazendo a orientação das pessoas. Então, mais uma vez, trazendo a Universidade para dentro da comunidade. A gente vem fazendo esse trabalho constante que, na verdade, é o princípio da extensão Universitária”, defende.