Marília Diaz doa instalação “De Cloto para Clóris” para a Unicentro

Quem passa pelo hall de entrada da sala dos Conselhos Superiores da Unicentro se depara com inúmeros fusos de cêramica que parecem flutuar no ar. A instalação artística foi um presente da artista Marília Diaz para a nossa Universidade. São 365 fusos de cerâmica enfileirados que, presos ao teto por um fio de nylon, ficam suspensos sobre nossas cabeças.

A intençao da obra, segundo a artista, é criar uma tensão em quem passa pelo local. “Fala sobre o destino, sobre a fragilidade da vida, sobre aquilo que nos chega, como recebemos aquilo que nos chega”, explica.

A instalaçao foi inspirada na cultura greco-romana. Daí, o nome da obra: “De Cloto para Clóris”. Ela, Clóris, era uma das responsáveis por fiar o destino. Já ele, Cloto, era o deus do destino, que cortava o tecido e rompia com os desígnios de Clóris. “Esse trabalho surge de um período sensitivo na minha vida no que concerne as coisas boas e também as coisas mais complexas”, define.

A instalação é permanente. Presente, de acordo com o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, muito bem recebido pela Instituição e que passa a fazer parte do acervo artístico da Universidade. “A Universidade é isso: universalidade de pensamento, de cultura, de aprimoramento da formação do ser humano. Então, a Universidade tem que abrir espaço para o conhecimento formal, tem que abrir espaço para o conhecimento artístico-cultural”, defende.

Artista plástica esteve na Universidade para a inauguração da instalação (Foto: Coorc)

A experiência provocada pela instalação, para a chefe do Departamento de Arte, professora Érica Dias Gomes, é um marco para cada um que passar pelo local pela primeira vez. “Isso muda o caráter, dá mais vida à Universidade. Então, é sempre interessante você passar e poder estar em meio a produções artísticas”.

Marília Diaz esteve na Unicentro para inaugurar a instalação e aproveitou para participar da Semana de Arte. Ela ministrou uma palestra sobre as obras que produziu ao longo de mais de 40 anos de carreira e, ainda, ministrou uma oficina de cerâmica para os estudantes de Arte da Instituição.