Incubadora de Negócios de Irati deve incentivar desenvolvimento do município

Fomentar o empreendedorismo e a inovação no centro-sul do Paraná. Esse é o principal objetivo da Incubadora de Negócios Irati, a Ineti, lançada no Auditório Denise Stoklos, localizado no Campus de Irati da Unicentro. A diretora-executiva da Incubadora e professora do Departamento de Administração, Adriana Queiroz Silva, explica que o órgão vem buscar frear os índices de fechamento de empresas. “A intenção dela é auxiliar as empresas iniciantes a darem o primeiro pontapé, para que elas possam dar continuidade ao trabalho, amadurecerem no mercado. Ou seja, visamos minimizar a mortalidade dessas empresas”.

A docente também conta que para a Ineti funcionar são necessárias parcerias técnicas e financeiras. Por isso, para que a Incubadora saísse do papel foi fundamental que as empresas e associações da região abraçassem a ideia. “Eu percebi uma receptividade muito grande da nossa comunidade, por meio de nossos parceiros. Hoje, nós temos sete parceiros técnicos e 12 parceiros financeiros, que auxiliam com alguns recursos. Isso já demonstra que a nossa região aceitou a ideia e acolheu a incubadora”, afirma.

A diretora-executiva da Incubadora e professora do Departamento de Administração, Adriana Queiroz Silva, explica que o órgão buscará frear os índices de fechamento de empresas no município (Foto: Coorc)

Entre os parceiros da Ineti está a Associação Comercial e Empresarial de Irati, a Aciai. Para o diretor e ex-presidente da entidade, Oscar Muchau, torcer pelo sucesso da incubadora e das pequenas empresas atendidas é apoiar o desenvolvimento do município. “O projeto é conquistar mercado, trazendo assim a receita para esss empresas e isso gerará emprego e renda, sem contar os impostos que girarão no nosso município”, acredita.

Além disso, segundo o vice-diretor do Campus de Irati, professor Herivelton Fontana de Laat, a iniciativa da Ineti é uma forma de trazer ainda mais visibilidade para a Unicentro. “Faz com que a gente expanda um pouco mais os muros da Universidade, faz com que a gente fique mais visível para a comunidade em que estamos inseridos. Então, esses primeiros passos da Incubadora são bem interessantes. Vários empresários, vários parceiros vieram conhecer a Universidade”.

Lançamento da Ineti foi acompanhado por empresários, estudantes e professores (Foto: Coorc)

A iniciativa despertou interesse dos alunos. Caso do estudante do terceiro ano de Administração Murilo Pizaia. Ele vê na Incubadora uma forma de observar os conceitos aprendidos em sala de aula. “É poder por em prática aquilo que você aprendeu e experimentar mesmo. Ver como cada informação que você recebeu durante o percurso acadêmico, você consegue transcrever em um projeto que você tenha idealizado”, analisa.

Os egressos do curso de Administração também se interessaram pela novidade. O Elias Chichy, que esteve no lançamento, planeja, no futuro, também fazer parte da rede. “Uma oportunidade de estar conhecendo como vai funcionar esse projeto para que, futuramente, talvez surja oportunidade de estar participando da Incubadora, por rede de empresas nesse setor aí. Então, essa é a intenção, esse motivo de estar aqui hoje”.