Outono Gastronômico movimentará Guarapuava no mês de junho

Os sabores e os aromas da culinária como estratégia para fortalecer o turismo e a agroindústria de Guarapuava. Essa é a proposta do Outono Gastronômico. Ação que será realizada entre os dias oito e dez de junho, no Parque do Lago. Mas antes, para despertar o paladar, foi organizado um evento de lançamento do projeto com a degustação dos quinze pratos escolhidos para festa. Afinal, a principal atração da noite e do Outono Gastronômico é a comida, sempre utilizando ingredientes regionais. “Vai ser servido jantar na sexta, almoço e jantar no sábado e almoço no domingo. Então, oportunidade de conhecer todos esses pratos que a gente está oferecendo”, reitera uma das organizadoras, Leila Lopes.

Todas as 15 receitas concorrem ao troféu de prato mais saboroso de 2018. Um dos chefs que está na disputa é o Guilherme Romani. Inspirado pela produção local de suínos, ele preparou costelinha de porco ao molho de bala de banana. “Muitos produtores criam e fazem o abate aqui. Então, eu procurei criar valorizando esse produto e esse produtor daqui”, afirma.

São 15 os pratos participantes do Outono Gastronômico

Já a receita da Edilaine Daniele, que cozinha junto com a mãe, é a base de peixe. Para ela, por trás da escolha de cada produto está a defesa do fortalecimento da produção local. “É a cultura do povo que a gente está representando. E mesmo os produtos, né? O peixe, a batata, os legumes, eles vem das nossas hortas, vem das nossas feiras”.

Também não faltarão opções para beber durante o Outono Gastronômico. O Thomaz Felipe, por exemplo, vai vender cerveja artesanal, que ele mesmo produz. “Vai ser um oportunidade de a gente apresentar os nossos produtos, o que a nossa região tem a oferecer para os clientes. Teremos opção para todos os paladares”.

O Outono Gastronômico é uma ação conjunta da Paraná Turismo, da Prefeitura de Guarapuava, do Sebrae e da Faculdade Guairacá, a partir de uma iniciativa da Emater. Para a engenheira de alimentos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Estella Paula Galina, o fundamental é promover o que produzido e cozinhado na região. “O objetivo maior é promover a gastronomia e fazer com que as nossos agroindústrias consigam promover também seus produtos através da gastronomia”, sentencia.

Cervejas artesanais também poderão ser degustadas durante a festa

A Prefeitura é a responsável por fornecer a estrutura necessária para a festa. Para isso, ela vai montar uma área coberta de 2.400 metros quadrados. Afinal, segundo o prefeito do município, Cesar Silvestri Filho, a expectativa é receber 12 mil pessoas nos três dias de Outono Gastronômico. “São muitas culturas e etnias na nossa região, que acabam influenciando nossa gastronomia. Essa é uma oportunidade de mostrar isso para o Paraná inteiro”.

A unicentro é apoiadora da ação e está colaborando com o desenvolvimento de materiais de divulgação gráficos e audiovisuais. De acordo com o reitor Aldo Bona, “é fundamental que a Universidade possa participar de boas iniciativas, sejam elas do poder público ou sociedade civil organizada, para que ela se consolide cada vez mais como uma entidade capaz de apoiar, estimular e promover o desenvolvimento regional”.