Unicentro recebe, nesse primeiro semestre, seis alunos em mobilidade internacional

Unicentro recebe, nesse primeiro semestre, seis alunos em mobilidade internacional

Seis estudantes internacionais acabam de chegar à Unicentro para realizar mobilidade nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Universidade. Como forma de acolher esses novos acadêmicos o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) promoveu uma recepção para os acadêmicos no Gabinete da Reitoria.

Participaram da ação quatro intercambistas. A peruana Sarah Jauregui Zela era uma delas. Ela veio para Guarapuava cursar o Mestrado em Ciências Farmacêuticas. A estudante chegou há apenas duas semanas, mas já elogia a qualidade do ensino oferecido pela Unicentro. “Gostei muito das aulas que tive até agora; também gostei dos professores porque eles têm muito a ensinar, tem muita pesquisa e um grande currículo”, avalia.

Estudantes em mobilidade foram recebidos pelo vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza (Foto: Márcio Nei)

O acadêmico Eddy René Huacarpuma, que está cursando Ciência da Computação, também é do Peru. Ele já está no final da graduação e vê na mobilidade internacional uma oportunidade para ampliar sua rede de contatos. “Eu sempre quis vir para o Brasil estudar. Eu espero aprender muito. Além disso, conhecer pessoas”.

Quem também acaba de chegar a Unicentro é o mestrando em Agronomia Bernard Alteme, do Haiti. Apesar da dificuldade inicial com o idioma, o estudante já tem muito claro seus objetivos. “Espero ter uma boa educação aqui no Brasil para poder voltar ao Haiti e transferir todo esse conhecimento aplicado em minha profissão”.

Outro acadêmico que veio participar dos programas de pós-graduação oferecidos pela nossa Universidade é Duván Rodriguez, da Colômbia. Ele vai cursar o Mestrado em Química e acredita que, além da experiência acadêmica, o intercâmbio vai ser uma oportunidade para vivenciar uma nova cultura. “Espero que esta experiência seja muito enriquecedora para minha vida. Quero conhecer a cultura do Brasil e adquirir muito conhecimento na área da Química”, salienta.

De acordo com dados do ERI, entre 2011 e 2018, a Unicentro já registrou 138 experiências de mobilidade internacional discente. O vice-reitor da Instituição, professor Osmar Ambrósio de Souza, avalia que as experiências de internacionalização valorizam a Instituição e corroboram com o seu desenvolvimento. “Se nós estamos recebendo alunos de outras Universidades é porque outras Instituições reconhecem a qualidade do ensino ofertado pela Unicentro. Por outro lado, nós temos aqui a oportunidade de estar convivendo e trocando experiências com alunos de outras Universidades, com outros olhares. Isso vem a enriquecer o nosso processo tanto de ensino, quanto de pesquisa e desenvolvimento”, conta.

Nesse ano, a Unicentro está recebendo seis estudantes de quatro países (Foto: Márcio Nei)

E na Unicentro o objetivo é buscar novas parcerias para fortalecer ainda mais a internacionalização, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Para o diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Luís Paulo Gomes Mascarenhas, a importância do intercâmbio estudantil transcende ao próprio ambiente universitário. “É importante essa troca cultural, a troca de conhecimento, o desenvolvimento e o estímulo a prática de línguas. O ambiente estudantil engrandece, enriquece com uma outra cultura dentro da sala de aula”, relata.

Dos seis estudantes em mobilidade na Unicentro atualmente, apenas o peruano Eddy René Huacarpuma retorna para seu país em julho desse ano. Os estudantes da pós-graduação – Duván, Sarah, Sebastian e o colombiano Luis Eduardo Rojas, matriculado no Mestrado em Biologia Evolutiva – permanecem no Brasil até março de 2020, quando devem defender suas dissertações. Já a cabo-verdiana Cleida Helena Monteiro Rodrigues, que está na Unicentro para estudar Nutrição, permanece em Guarapuava pelos próximos quatro anos, já que vai cursar toda graduação na nossa Universidade.

Deixe um comentário