Abertas as inscrições para o Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras

Os candidatos interessados em fazer o exame de proficiência em língua estrangeira, do Campus Irati, têm até 19 de abril para realizarem a inscrição. Porém, para o registro ser validado, é preciso que o pagamento do boleto seja feito até o dia seguinte (20). A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 27, e as provas serão realizadas no em dia 3 de maio.

De acordo com a professora Cibele Lemke, que é coordenadora do projeto de extensão “Exames de Proficiência em Inglês e Espanhol”, a prova é uma exigência dos cursos de pós-graduação e tem validade de dois anos. “Nessa prova, o que nós avaliamos é a proficiência em leitura em língua estrangeira”, explica. Ela ressalta, ainda, que o exame é de abrangência geral e, por isso, pessoas de qualquer área do conhecimento podem fazer. “Alunos que estejam interessados em ingressar em programas de pós-graduação ou que já ingressaram e precisam comprovar a proficiência em uma das línguas estrangeiras – inglês ou espanhol”.

O teste é composto por dez questões de múltipla escolha, baseadas em textos jornalísticos e de revistas acadêmicas, que abordam conhecimentos gerais. Um dos critérios avaliados, é a capacidade do candidato de leitura em outro idioma. “Por meio desses textos, nós observamos a capacidade de leitura do candidato. Tanto do conhecimento de informações específicas, como também, de informações gerais do texto”, detalha Cibele.

Cada exame, que é realizado semestralmente, tem, em média, 200 inscritos. As provas serão aplicadas no Campus de Irati, no bloco do PDE. “Nós fechamos o portão de entrada às 13h30, para assegurar que os candidatos possam se organizar nas salas, com calma, para que o início da prova ocorra, sem atraso, às 14 h”, alerta a coordenadora do teste.

A inscrição tem valor de 80 reais e pode ser realizada no site da Unicentro (unicentro.br/proficiência). No dia da prova, o candidato precisar portar um documento de identificação com foto, e levar caneta azul ou preta. É permitida a utilização de dicionário durante a prova. Logo após a aplicação do Exame, o gabarito é divulgado no mesmo site onde o estudante realizou a inscrição. Já os resultados serão publicados no dia 15 de maio.