Psicologia genética é tema de palestra promovida pelo Mestrado em Ciências Naturais e Matemática

Para proporcionar uma atividade diferenciada e agregar ainda mais conhecimento à formação dos mestrandos em Ciências Naturais e Matemática, o Programa de Pós-Graduação promoveu a palestra “A Psicologia Genética e suas potenciais intenções”, proferida pelo professor Américo Vieira, pós-doutorando em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A palestra teve como objetivo verificar as intenções – tanto explícitas, como implícitas – da obra Epistemologia Genética, de autoria do biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, Jean Piaget.

Buscamos fazer uma análise de caráter lógico e epistemológico, e também pela via da neurociência, para testar se as hipóteses ou as conjecturas propostas por Piaget são verificáveis no atual momento, quando a neurociência consegue fazer testes cognitivos ao vivo, no sentido de utilizar equipamentos como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Então, eu vim trazer algumas ideias, algumas ponderações sobre o que o Piaget escreveu”, detalha o palestrante.

Palestra foi acompanhada por estudantes do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática (Foto: Maíra Machado)

A proposta de realização da palestra partiu do professor Dionísio Burak, docente do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática da Unicentro e também do Mestrado em Educação da UEPG. Para ele, que supervisiona o trabalho de pesquisa desenvolvido por Américo Vieira, as discussões sobre psicologia genética podem ajudar a compreender e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. “As palestras são formativas, trazem contribuições para todas as áreas. Aqui se formam professores e a psicologia está dentro dessa formação. Além disso, os estudos piagetianos têm tido uma importância muito grande na educação matemática, principalmente para a psicologia dos anos iniciais”, destaca.

A mestranda Kamila Gonçalves concorda que a participação em palestras é fundamental para a construção do seu conhecimento. Para ela, o conteúdo pode auxiliar e agregar qualidade ao trabalho desenvolvido nas salas de aula. “Eu acho interessante porque nosso mestrado é um mestrado em ensino, no nosso caso, o ensino da Matemática. Então, é interessante a gente ver, por exemplo, sobre psicologia, um tema que está relacionado, de uma forma ou de outra, com o ensino também. Serve para termos uma noção de como colocar isso, de alguma forma, nos trabalhos e também aprender um pouco mais. As disciplinas são importantes e tudo que é fora disso, acho que contribui também com os nossos trabalhos como professores, acrescenta.