Cedoc de Irati reúne e organiza acervo de fotos do Campus do período de 1977 a 2004

Conservar arquivos é preservar a história. É por isso que a Unicentro busca guardar a memória da Universidade nos acervos dos Centros de Documentação e Memória, os Cedocs. Em Irati, por exemplo, foi organizado o “Catálogo de Documentos Iconográficos do fundo arquivístico da Unicentro – campus Irati”, que reúne imagens analógicas dos período compreeendido pelos anos de 1977 a 2004. “Antes da fotografia digital, nós tínhamos o papel. Então, esse é o acervo: fotografias em papel desses anos”, conta a arquivista do Cedoc Irati, Marcia Dore.

O acervo foi construído a partir de uma parceria entre o Centro de Documentação e Memória e os departamentos pedagógicos, que doaram as imagens que tinham armazenadas para o projeto. Passada a fase de recolhimento e classificação, agora, a equipe do Cedoc está fazendo o acondicionamento das fotografias. O trabalho é importante para preservação do acervo. “Digitalizar, higienizar, processos para que o documento em si tenha durabilidade, que essa é a função do Cedoc”, complementa o estagiário do Centro e estudantes de História, Pedro Henrique Prado.

Além de relevante para a Universidade, a constituição e montagem do acervo é importante para a formação dos estagiários do Cedoc, como a Juliana Janaína Lucas, que também é estudante de História. “A gente está perto da história da Unicentro, conhecendo, vendo os antigos funcionários, quem continuou, o que modificou na estrutura do prédio e das demais instalações é de muita importância”, afirma.

Ganha a Universidade, ganha o Cedoc, ganham os acadêmicos e, também, a comunidade de Irati e região e os pesquisadores. “Acho muito importante a preservação dessa documentação pela própria questão que se a instituição se preza como instituição ela precisa prezar pela sua história”, avalia o mestrando Júlio Cesar Franco.