Laboratório de Análises Clínicas da Unicentro é parceiro do Banco de Leite de Guarapuava

Laboratório de Análises Clínicas da Unicentro é parceiro do Banco de Leite de Guarapuava

O leite materno, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o alimento mais completo para os bebês nos primeiros seis meses de vida. Isso porque ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos pequenos. “Tem todos os constituintes que o bebê precisa para o seu crescimento, para o seu ganho de peso, para a sua imunidade”, lembra a nutricionista Franciele Boaria, coordenadora do Banco de Leite Humano de Guarapuava.

Mas, nem todas as mamães têm uma experiência positiva na hora da amamentação. Por isso, os Bancos de Leite são fundamentais. Afinal, eles realizam um importante trabalho de apoio, orientação e estímulo ao aleitamento materno. Em Guarapuava, o Banco de Leite funciona desde 2013, junto ao Hospital São Vicente. Do início das atividades até agora, o trabalho feito aqui já ajudou a muitos bebês. “Nós atendemos a todos os municípios pertencentes a nossa regional. Necessitaríamos ter uma média de 100 litros para conseguir suprir tranquilamente a UTI Neonatal, a Unidade do Médio Risco, a Pediatria e a Maternidade”, explica Franciele.

É por isso que as campanhas de incentivo à doação são constantes. Para doar, não é preciso ir até o Banco de Leite. Em casa mesmo, a mãe pode retirar o leite excedente depois de cada mamada e armazená-lo em recipientes de vidro no congelador. Uma vez por semana, um profissional passa coletando as doações. E antes de alimentar os bebês, o leite doado, primeiro, é analisado quanto ao odor e a aparência. Depois, ele passa por um processo de pasteurização, para ficar livre de bactérias. Antes da liberação para o consumo dos bebês, amostras do leite ainda passam por uma análise microbiológica, que é feita no Laboratório de Análises da Unicentro.

Parte do leite é semeado no meio de cultura que vem para a Farmácia-Escola. Ele é incubado durante 48 horas em uma estufa a 37 graus e, então, fazemos a análise para ver se houve crescimento dos micro-organismos”, detalha a responsável pelo laboratório, professora Juliana Bonini, do Departamento de Farmácia.

Para ser doadora, a mãe precisa estar saudável e ter feito o pré-natal. Luciane Araújo, por exemplo, faz questão de doar o leite que sobra após amamentar o filho. Para ela, a doação é um ato de solidariedade, que pode salvar vidas. “Eu me sinto realizada sabendo que eu posso fazer um gesto de amor, de me dedicar para essas outras crianças, que nem imaginam quem está doando. Então, é uma realização plena”, conta.

As mães que quiserem doar leite para o Banco de Guarapuava podem ir até o Hospital São Vicente ou agendar uma visita das agentes em casa. O telefone é o (42) 3035-8374. É importante lembrar, de acordo com Franciele, que qualquer quantidade doada é bem-vinda. Afinal, com apenas um litro de leite, é possível alimentar até dez bebês. “Precisamos realmente dessa ajuda, dessa doação, porque, realmente, é doar vida para um recém-nascido”.

Deixe um comentário