Últimos dias de inscrições para Teste de Proficiência em Língua Estrangeira

A compreensão de uma língua estrangeira é verificada, entre outros instrumentos, por exames de proficiência. Na Universidade, a aprovação nesses testes é uma exigência para estudantes de pós-graduação. Dessa forma, o Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino (Live), do Departamento de Letras do Campus Santa Cruz, realiza dois Exames de Proficiência por ano e o último de 2017 ocorrerá no próximo dia 31. Por isso, os interessados devem se apressar, já que as inscrições terminam na próxima sexta-feira (20).

A professora Lídia Stutz, que é a coordenadora do Mestrado em Letras da Unicentro, é uma das organizadoras da prova. Ela conta que o público-alvo do teste são, sobretudo, mestrandos e doutorandos, mas também quem vai passar por um processo seletivo para cursos de pós-graduação. “Nós fazemos uma prova que é constituída de, pelo menos, um texto de cada uma das áreas do conhecimento porque, assim, a gente tenta contemplar os diferentes programas que a Universidade tem e tenta verificar essa compreensão do aluno”, explica.

A prova é constituída de perguntas dissertativas. Para respondê-las, os candidatos precisam ler os textos em língua estrangeira propostos e fazer a interpretação dos mesmos. “Os alunos devem ler, compreender esses textos e responder determinadas perguntas. Se o aluno tiver compreensão de leitura sobre os textos, mostra que ele terá condições de ler outros textos em língua estrangeira e com isso aperfeiçoar seus trabalhos acadêmicos”, complementa Lídia sobre a importância do processo avaliativo.

O Teste de Proficiência conta com a oferta de provas para três idiomas: espanhol, francês e inglês. As inscrições podem ser realizadas pelo site de eventos da Unicentro e a taxa é de 80 reais. No dia da prova, o candidato pode consultar seu próprio dicionário, bilíngue ou monolíngue.