Incubadora Tecnológica da Unicentro participa do WinterShow 2017

Incubadora Tecnológica da Unicentro participa do WinterShow 2017

O uso da tecnologia para o aprimoramento do trabalho no campo já faz parte da realidade da maioria das propriedades rurais. máquinas sofisticadas, equipamentos de ponta que facilitam a rotina dos produtores e pesquisas que colaboram para a melhoria da qualidade dos produtos que compõem nossa alimentação diariamente. Muitas dessas tecnologias são produzidas por startups – que são empresas com custo de manutenção baixo. E é pensando nesse novo estilo de empreender que a Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), dá assistência e capacita pessoas que tenham ideias inovadoras para entrar no mercado.

Cultivo inovador de batata, com raízes expostas, ‘destaque de estande da Unicentro no WinterShow (Foto: Noeli Almeida)

Este ano, a Integ que está sob responsabilidade da Agência de inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec), montou um estande no WinterShow, um dos maiores dia de campo do país entre os voltados para a produção de cereais de inverno. O estande tem o objetivo de divulgar o projeto de uma das empresas instaladas na Incubadora Tecnológica. “O propósito é, justamente, trazer um pouco o olhar de inovação e um dos focos é aliar tecnologia de informação, ciência da computação, novas tecnologias agrícolas, a parte de comunicação com a parte de automação à agricultura”, explica a diretora de Propriedade Intelectual da Unicentro, Claudia Crisóstimo.

A empresa incubada em destaque no estande é a Biotec Sementes, dos irmãos Eduardo e Everson Kunz. O projeto propõe o cultivo de batatas por meio de aeroponia – uma técnica que deixa as raízes da planta expostas e, praticamente, elimina o surgimento de pragas no cultivo. E essa, segundo eduardo kunz, que é engenheiro agrônomo não é a única vantagem. “Outra vantagem é a alta taxa de multiplicação, também o cultivo e a colheita escalonados que proporcionam uma qualidade excelente e um produto final para o produtor”.

Quem passou pelo estande parou dar uma olhada no projeto, que chama a atenção de quem está acostumado com o plantio tradicional. Esse foi o caso do assistente de vendas, Guilherme Nakao. “Hoje, no campo, em termos de produção de sementes é inovação. Você pode chegar e ver em funcionamento e é muito interessante trabalhar em parceria”.

Eduardo e Everson Kunz, responsáveis pelo projeto (Foto: Noeli Almeida)

A divulgação de projetos de inovação é importante para que o produtor esteja sempre atualizado, justamente, para atender a demanda do mercado. E foi em busca de novidades que o produtor Vinícius Zampier visitou o WinterShow. “Eu acho importante o produtor visitar essas feiras, como é o caso do Wintershow, para buscar tecnologia. As empresas estão sempre buscando cada vez mais tecnologia para auxiliar o produtor que está sempre a procura de mais produtividade, mais rentabilidade”, disse.

Deixe um comentário