Professor de Turismo faz visitas técnicas à universidades da Bolívia

Um dos objetivos da Unicentro é expandir sua área de atuação a partir do estabelecimento de novas parcerias. Um exemplo disso é a aproximação com a Universidad Autonoma Tomás Frias, da Bolívia. Depois de receber, nos campi da Unicentro, o dirigente da instituição de ensino superior boliviana, Luis Ferrufino Tercero,o reitor da nossa Universidade, professor Aldo Nelson Bona, esteve no campus de Potosí da Universidad Autonoma Tomás Frias, no início do segundo semestre.

Agora, foi a vez do professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, do Departamento de Turismo, visitar as instalações da instituição, na Bolívia. O objetivo da visita técnica foi viabilizar projetos envolvendo as duas universidades. “Tive a missão de estreitar essa relação e encaminhar a possibilidade da oferta de um programa de Mestrado da Unicentro para os professores da Universidad Tomás Frías”, relata o professor.

A proposta é que os docentes da instituição boliviana possam ter uma especialização na área de Turismo, visando, no médio prazo, diminuir a fragilidade da formação e da promoção turística do país. “A ideia do Mestrado ser ofertado para os professores da Universidade é justamente de poder capacitá-los para que, então, eles possam dar continuidade a esse trabalho com os seus alunos, principalmente com pesquisas vinculadas as fragilidades do setor turístico de Potosí e de Uyuni, cidades que possuem campus da Instituição”.

Visita ao campus da Universidad Autonoma Tomás Frias serviu para estreitar os laços entre as duas instituições

Segundo Ronaldo, a visita ao país vizinho também possibilitou uma imersão cultural na realidade local, algo muito proveitoso a se repassar aos alunos do Departamento de Turismo da Unicentro. Além disso, outro ponto positivo da viagem é o começo de uma parceria visando intercâmbios de estudantes. “Fortaleceu a possibilidade de mobilidade discente, ou seja, dos nossos alunos poderem estar na Bolívia, cursando algumas disciplinas do curso deles, que venham ao encontro da nossa grade; e dos alunos da Bolívia estarem conosco aqui na mesma prática”, detalha.

Além do contato com a Universidad Autonoma Tomás Frias, a visita também resultou na assinatura de um segundo convênio, com a Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra, a Utepsa. “Estreitamos a conversa e parceria com a Utepsa, quando foi firmado um convênio de mobilidade docente e discente. Nós receberemos a professora Alessandra Castellano no mês de novembro, aqui, na nossa Unicentro, para colocar em prática, efetivar realmente o começo desse convênio”, explica Ronaldo.