Exame de Proficiência em Inglês e Espanhol está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para o Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras do campus de Irati. A tem por objetivo avaliar a competência leitora, tanto em inglês, quanto em espanhol. As inscrições são feitas exclusivamente pela página de eventos no site da Unicentro. eventos.unicentro.br/site/proficiencia/2017

A coordenadora do projeto de extensão Exames de Proficiência em Inglês e Espanhol, professora Cibele Krause Lemke lembra que este é o quarto ano em que a prova é aplicada e que a proficiência é uma exigência dos cursos de pós-graduação. “A partir da emissão do certificado, essa prova tem uma validade de dois anos. E é também voltada para aquelas pessoas que querem testar a sua proficiência nestes dois idiomas. Ou seja, é uma prova aberta ao público externo da Universidade, como também, aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicentro, os quais têm interesse em testar o seu nível de proficiência”, acrescenta.

A professora Cibele Krause Lemke é a coordenadora do projeto de extensão Exames de Proficiência em Inglês e Espanhol (Foto: Raphael Gierez)

Cibele explica que a taxa de inscrição é de R$ 80, e que o pagamento deve ser feito até o dia 20 de setembro. No dia 27 do mesmo mês, será divulgado o edital com a homologação das inscrições e com o ensalamento das provas, que serão realizadas no dia 05 de outubro, no Bloco do PDE, do Campus de Irati.

A orientação é que os inscritos compareceram ao local de prova até as 13h30, após esse horário não é mais permitido o acesso. O exame tem a duração de duas horas, ou seja, o início é às 14h e o encerramento às 16h. Todas as informações em relação a prova constam no Edital, que também está disponível na página do evento.

Segundo Cibele, antes de se inscrever, é fundamental que o candidato leia o Edital, e se eventuais dúvidas ainda permanecerem é possível entrar em contato com o administrador da página que responderá as questões. “Um detalhe importante é que o aluno pode portar dicionário, porém, não pode, em hipótese alguma, solicitar um exemplar emprestado ou compartilhar dicionários durante a prova”, observa.

A prova é composta por dez questões de múltipla escolha sobre temas atuais, geralmente, textos jornalísticos, ou escolhidos para abranger o público do exame. A professora destaca que a prova não é direcionada a uma área especificamente. “Todas as áreas de conhecimento são contempladas no exame. Os textos são de conhecimentos gerais e versam sobre algum tema da atualidade. Para quem ainda precisa comprovar a proficiência neste ano, até o dia 16 de outubro nós pretendemos divulgar os resultados finais e, a partir disso, a confecção dos certificados, que sempre são disponibilizados também online no site do evento”, ressalta Cibele.