Pós-Verdade é temática central de debates organizados por alunos de Jornalismo

Os acadêmicos do primeiro e do segundo ano do curso de Jornalismo da Unicentro organizaram a terceira edição do Debacom, palavra criada a partir da junção de “debates em comunicação”. O objetivo é promover reflexões contemporâneas sobre assuntos que envolvam a área da comunicação, a partir de diferentes perspectivas. Neste ano, o tema central foi “Pós-Verdade” e ele foi discutido em duas mesas redondas, realizadas em duas noites, contando com cinco debatedores em cada uma.

Pensar o tema a Pós-Verdade significa pensar ele também de maneira interdisciplinar. Então, tem gente da Comunicação, da História, da Geografia, da Filosofia, da Economia debatendo com a gente, pensando a sociedade, o conhecimento de uma maneira bem interdisciplinar”, explicou o professor do Departamento de Comunicação da Unicentro, Francismar Formentão, idealizador do evento

Com tema transdisciplinar, e convidados de áreas diversas, Debacom contou com participação e organização dos estudantes de Jornalismo (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Uma das debatedoras convidadas foi a professora Kety Carla de March, do Departamento de História, que também defende a interdisciplinaridade como central para as reflexões do tempo presente, como a pós-verdade. “Eu acredito que é importante que as áreas se unam para entender um fenômeno que está acontecendo, e que para a história não é um fenômeno novo”, avalia. “É importante para as pessoa,s para que a gente possa desconstruir essas verdades, não se deixar enganar pelas coisas que recebemos cotidianamente e pensar na credibilidade que a gente atribui a determinados discursos”.

Rafael Dias é acadêmico do primeiro ano de Jornalismo e fez parte da organização do Debacom. Para ele, a transdisciplinaridade foi um fator decisivo para a efetividade das discussões. “A gente pensa que, na verdade, essa pluralidade de pensamentos, de professores só tende a enriquecer cada vez mais o debate. A intenção era alcançar vários públicos e acredito que, com a participação dos professores e profissionais capacitados convidados, estamos alcançando esse objetivo”.

O Debacom reuniu acadêmicos de vários cursos da Unicentro e também de fora da Universidade.