Oficina de suculentas e cactos movimenta Feira Agroecológica

Oficina de suculentas e cactos movimenta Feira Agroecológica

Diferentes formas, cores, texturas e tamanhos. As suculentas e os cactos são plantas que têm se destacado pela beleza e pela facilidade em serem cuidadas. “São plantas adaptadas a viver em condições com muito pouca água e são plantas fáceis de se manter em casa. Você consegue em recipientes pequenos, com muito pouco cuidado, fazê-las ir para frente”, explicou o professor Rafael Gregati.

Para incentivar o cultivo dessas plantas e mostrar que não é preciso muito esforço para ter uma, os professores Rafael Gregati e Patrícia Giloni, do Departamento de Ciências Biológicas, organizaram uma oficina durante a Feira Agroecológica no campus Cedeteg. Quem passou pelo local, além de conferir uma exposição de plantas desérticas, também recebeu orientações e dicas sobre o manejo das suculentas.

Atividade mostrou que suculentas e cactos podem ser cultivadas em qualquer potinho (Foto: Luis Felipe Panozzo)

De acordo com o professor Rafael, o objetivo da oficina também foi mostrar que as suculentas podem ser cultivadas em recipientes recicláveis. “O mais importante é mostrar que são plantas resistentes que podem ser cultivadas por qualquer pessoa e os recipientes, no caso, sempre que possível, pode-se utilizar e reaproveitar aqueles recipientes que estariam no lixo”.

As suculentas têm raízes pequenas, por isso, se adaptam facilmente aos pequenos vasos. Essa informação animou a dona Luci Wrobel. A feirante já cultiva as plantas e, agora, com as dicas da oficina, pretende aumentar a variedade que cultiva em casa. “A gente fica mais motivada para cuidar melhor das plantas que a gente já tem em casa e multiplicar, fazer mudas. As embalagens, que são todos materiais recicláveis e que a gente põe no lixo, agora, vão ser reaproveitadas”.

Além de falar sobre os cuidados que a planta requer, como pouca água e muita claridade, a oficina também ensinou como fazer mudas. E o procedimento é bem fácil. Em uma pequena quantidade de terra, basta colocar uma folhinha de suculenta e pronto. A muda está feita. Dioni Stroparo, que visitou a oficina, gostou das dicas recebidas. “Como eu fiz Agronomia, eu já conhecia um pouquinho das plantas, mas foi bem útil as dicas do professor para a gente saber como cuidar, e como fazer mudas ou plantar as mudinhas”.

Deixe um comentário