Departamento de Contábeis promove 1. Ciclo de Palestras Integradas da Classe Contábil

A extensão universitária, além de ser um espaço privilegiado de compartilhamento do conhecimento, também possibilita a formação de profissionais mais preparados para encarar os desafios do mercado de trabalho. Foi pensando em atender a essa demanda que o Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro promoveu o I Ciclo de Palestras Integradas da Classe Contábil. “A nossa profissão é muito dinâmica. Todo dia a gente tem leis novas, procedimentos novos que precisam ser conhecidos. Então, o que a gente buscou com esse projeto de extensão foi trazer o que acontece no dia a dia do contador para os nossos estudantes”, explica a chefe do Departamento, professora Rita de Cassia Fonseca.

Libertad Bogus, secretária-geral da Junta Comercial (Foto: Márcio Nei dos Santos)

As mudanças pelas quais passam as normas e as legislações que permeiam o trabalho diário dos contadores nortearam os debates do Ciclo de Palestras. Para isso, o evento contou com a parceria da Junta Comercial, que trouxe informações sobre o registro empresarial, que está passando por um processo de modernização em todo país. “A ideia é fazer uma compilação dessas novas regulações e trazer isso para mais próximo do profissional contábil para facilitar o entendimento, diminuir o nível de exigências dos processos, enfim, fazer com que esse entendimento chegue mais próximo ao contabilista”, salienta a secretária-geral da Junta Comercial, Libertad Bogus.

Um dos palestrantes do evento foi Adilson Francisco, presidente da LegisWeb, empresa focada em serviços e produtos corporativos para segurança, agilidade e confiabilidade de informações. Ele chamou atenção para a rapidez com que as normas tributárias são alteradas. Segundo o profissional, só em 2017, foram aprovadas seis mil novas normas em âmbito federal. “Hoje, com esse monte de alterações, o contabilista tem que ter atualização diária para não cometer erros, porque se ele cometer algum erro pode responder de uma forma penal. Então, ele vai ter que arcar com todos os prejuízos e consequências”, explica.

Adilson Francisco, presidente da LegisWeb (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Entre os parceiro do Departamento de Ciências Contábeis na realização do evento está também o Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, o Sincopuava. “É a primeira vez que se faz um evento desse porte com a Junta Comercial, com o objetivo de levar conhecimento aos profissionais da área, e também, aos estudantes que estão querendo ingressar na carreira”, destaca o presidente da entidade, Sadi Giongo.

E se o propósito inicial era aproximar os acadêmicos da realidade profissional, houve também quem retornasse à Universidade em busca de aperfeiçoamento. É o caso de Samuel de Oliveira. Formado em Ciências Contábeis pela Unicentro, o profissional acredita que ações como essa são um complemento para formação oferecida na graduação. “A Faculdade traz uma base e você precisa correr atrás depois disso para se especializar e se tornar um profissional mais qualificado, um profissional a altura do que o mercado exige hoje”. Opinião compartilhada pelo acadêmico do quarto ano de Contábeis, João Rafael Lemes. “Na formação, nós temos uma abordagem geral do que está em vigor. Então, a medida que vai alterando algumas legislações, algumas normas, você pode ficar meio perdido se você não tiver uma confirmação nesse sentido. Então, essas questões são muito importantes para o aprendizado”, afirma.

A Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar) e o Sindicato das Empresas de Serviço Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR) também foram parceiros do Ciclo de Palestras Integradas da Classe Contábil.