Unicentro participa, na Argentina, de reuniões de duas redes de cooperação internacional

Unicentro participou, pela primeira vez, de uma reunião da Criscos (Foto: arquivo pessoal)

O processo de internacionalização das instituições de ensino superior tem demandado muito esforço por parte das universidades. Na Unicentro, as ações têm se multiplicado, nos últimos anos, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. E, para fortalecer ainda mais suas atividades junto à instituições da América do Sul, representantes da Unicentro participaram, no mês de maio, das reuniões das rede de cooperação internacional Criscos e Zicosur.

As atividades foram realizadas na Argentina e contaram com a participação dos professores Claudio Melo e Marcio Fernandes, respectivamente, diretor de Relações Internacionais da Unicentro e chefe de Gabinete e representante institucional da Zicosur Universitário. A reunião da Criscos foi realizada na Universidade Nacional de Jujuy e a participação da Unicentro, segundo o diretor de Relações Internacionais da Unicentro, Claudio Melo, foi estratégica, já que a Universidade quer passar a integrar essa rede. “Fomos, justamente, para conhecer quais são as especificidades dessa rede, o que estão discutindo. Foi muito positivo ter participado também dessa reunião”, avalia.

Já no encontro promovido pela Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, a Zicosur, o objetivo da participação foi buscar novos parceiros e reafirmar a Unicentro como Instituição em potencial para o desenvolvimento de cooperações internacionais – já a que nossa Universidade é uma das mais ativas da Rede, recebendo e enviando professores, estudantes e agentes universitários em processos de mobilidade.

A reunião da Zicosur foi realizada na Universidade Nacional de Salta, localizada no norte de Argentina (Foto: arquivo pessoal)

A necessidade de uma maior integração entre os grupos de pesquisa foi um dos assuntos que pautou a reunião. Para o chefe de Gabinete e representante institucional da Zicosur Universitário, professor Marcio Fernandes, os grupos de pesquisa são, em grande parte, responsáveis por fazer com que as redes, de fato, aconteçam. “As vezes, o aluno vai lá e ele tem uma experiência muito rica e, na volta, ele acaba não compartilhando isso. Então, a ideia é que os grupos de pesquisa, que são mais permanentes, são mais estruturados e que envolvem, geralmente, muitas pessoas, possam estar um pouco mais a frente”, explica.
Além da Unicentro, as outras seis universidades estaduais do Paraná também marcaram presença nos eventos. Para o professor Claudio Melo, isso demonstra o interesse das instituições de ensino superior do estado no fortalecimento dos laços com as universidades da América Latina. “As sete universidades estaduais têm trabalhado, já há alguns anos, de forma conjunta. Formamos uma rede no Estado do Paraná e, quando nós falamos em nome de uma rede, somos mais respeitados, mais fortes”.
O professor Marcio Fernandes ressalta, ainda, que a Zicosur está buscando fomentar a internacionalização de um novo eixo, que é o da extensão universitária. “Ou seja, possibilitar que as experiências bem sucedidas das sete universidades estaduais sejam compartilhadas e reproduzidas, na medida do possível, no Paraguai, na Argentina, no Chile e na Bolívia”, explica.