Ecoinovação é tema de livro lançado por professoras da Unicentro

Livro tem duas professoras da Unicentro como organizadoras e autoras (Foto: Marina Lukavy)

As professoras Vanessa de Oliveira Menezes, do Departamento de Turismo do campus Irati da Unicentro, e Marlete Beatriz Maçaneiro, do Departamento de Secretariado Executivo do campus Santa Cruz, lançaram o livro “Observatório de Ecoinovação: aspectos teóricos e casos ilustrativos”. A coletânea é resultado de estudos realizados ao longo de sete anos. Além de Vanessa e Marlete, a professora Sieglinde Kindl da Cunha, da Universidade Positivo, está entre as organizadoras.
Marlete explica que ecoinovação é um conceito relativamente novo, que partiu das recentes discussões e preocupações com os impactos ambientais. “As ecoinovações podem ser consideradas como aquelas inovações que vão contribuir para a redução de encargos ambientais de qualquer tipo de atividade organizacional. Basicamente se configuram como que de natureza tecnológica, organizacional, social ou institucional. Ou seja, são ações antecipadas aos problemas ambientais, que de alguma forma agirão em toda a cadeia de produção de um determinado produto. Elas só podem consideradas, então, com base num desempenho econômico e ambiental melhorados a partir de um produto que antes tinha outro tipo de característica”, esclarece.

Vanessa lembra que a obra é pioneira ao trazer estudos de brasileiros (Foto: Marina Lukavy)

De acordo com a professora Vanessa, quando foram iniciados os estudos nessa área não havia autores brasileiros, sendo a grande maioria, pesquisadores europeus. O objetivo ao organizar o livro foi apresentar um trabalho didático elaborado por autores nacionais com o intuito de contribuir com outros estudos, tanto teóricos quanto relacionados com a prática organizacional. Vanessa conta que por isso o livro é dividido em dois momentos.
“Primeiramente, apresentamos a parte mais teórica na qual explicamos o que é ecoinovação, os tipos, etc. Mas também temos uma segunda parte que é mais prática, que mostra os estudos de caso. E acho que essa parte é interessante porque demonstra de que forma a ecoinovação está sendo utilizada hoje no Brasil, principalmente, aqui no Paraná. Então, fala de estudos de caso da Volkswagen e da Itaipu, ambos com carro elétrico; traz o caso das hidrelétricas brasileiras nesse uso da água como energia elétrica. O livro, então, traz tanto a teoria, como a prática”, destaca Vanessa.
A coletânea “Observatório de Ecoinovação” pode atender estudantes de diferentes áreas, como Administração, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia da Produção, Turismo, além de todos aqueles interessados pelo tema. “O público-alvo, inicialmente, são os cursos de Mestrado e Doutorado, já que são estudos que abordam de forma mais específica e aprofundada esse tema. Mas também é um livro pode ser usado na especialização e, inclusive, na graduação. Por outro lado, também pode servir como referência para as organizações, uma vez que ele apresenta os estudos de casos com aquelas aplicações práticas sobre o tema em diversos contextos e empresas. É um material pode ser usado por uma gama bem ampla de público, que esteja interessado neste tema da ecoinovação”, complementa Marlete.