Campus Santa Cruz recebe IV Mostra de Cultura e Arte Guarani

O Centro de Exposições do Campus Santa Cruz recebe, neste mês de maio, a IV Mostra de Cultura e Arte Guarani “Jaexa Porã Tekoa, que na língua indígena significa “Conhecendo melhor a aldeia”. Até o dia 31, uma exposição de fotos, vídeos e objetos ficará aberta à visitação, com o objetivo de disseminar e preservar a cultura de tribos Guarani de toda a região de Guarapuava. “O objetivo da Mostra é aproximar a comunidade Guarani com a cultura do entorno. Trazer para a comunidade não indígena um pouco mais do que temos nas aldeias Guaranis”, explicou a presidente da ONG Outro Olhar, responsável pela organização do evento.

A Mostra conta, também, com a exposição e venda de ecojóias (Foto: Coorc)

Como parte da programação, a ONG Outro Olhar preparou várias ações durante todo o mês e, para que elas fossem ainda mais efetivas, envolveu diretamente as comunidades indígenas. Desse modo, os próprios índios é quem contam sobre sua cultura e mostram como é a vida nas aldeias. Assim, duas ações principais marcaram o lançamento das atividades: uma sessão de vídeos sobre a vida nas aldeias e uma oficina de canto e dança Guarani.
“Fiquei muito feliz em participar, porque a gente vai trocando experiência com as pessoas e é muito gratificante estar participando desse evento”, contou a índia Para Katu, que participou da produção dos vídeos exibidos ao público. Outro indígena envolvido na ações foi Karai. Ele comentou que se sentiu feliz em poder participar do evento e mostrar um pouco do que eles vivem no dia a dia nas aldeias. “Acho que é importante a nossa participação, porque a gente acaba mostrando um pouco da nossa cultura, pois os não indígenas não sabem muito sobre a gente”.

Outra ação integrante da Mostra é a exibição de vídeos produzidos pelo próprio índios (Foto: Coorc)

Toda a ação – incluindo a exibição dos vídeos produzidos pelos indígenas em suas respectivas aldeias e a oficina oferecida ao público presente no auditório Francisco Contini – levou cerca de quatro horas e contou com grande participação de estudantes, professores e da comunidade em geral. Kauane Zampiva foi uma das pessoas que esteve presente. Ela disse que veio, a princípio, para conhecer a cultura indígena para um trabalho de faculdade, mas que se surpreendeu com a experiência que teve. “Com esse contato, eles acabam quebrando um pouco os estereótipos do que a gente acha que eles fazem. Nós acabamos vendo que muita coisa que do que pensamos é errado. Então, acho bem interessante ver como eles vivem, como é a realidade deles hoje”.
A IV Mostra de Cultura e Arte Guarani fica aberta à visitação até o dia 31 de maio e pode ser vista por toda a comunidade. Além disso, em alguns dias, feiras com a venda dos produtos produzidos nas aldeia serão montadas, também no campus Santa Cruz. “Que toda a comunidade possa vir até a Universidade e ver este trabalho maravilhoso, porque muitas vezes a gente não tem a noção do que é feito, de como eles vivem e da riqueza que existe nisso”, apontou a agente universitária, Elizabete Lustosa.