Tenor italiano emociona plateia de Irati em apresentação no Audtório Denise Stoklos

No repertório de Fabio Valenti, músicas do cancioneiro italiano (Foto: Fabio Valenti)

O tenor Fabio Valenti, de Toscana, na Itália, fez uma apresentação gratuita no Auditório Denise Stoklos, no campus de Irati da Unicentro. De passagem pelo Brasil, Fabio aproveitou a estadia em Irati para fazer um concerto como forma de retribuir o carinho da comunidade e, também, para divulgar seu trabalho por aqui. “É a segunda vez que estou no Brasil. Entretanto, a primeira em Irati e fui muito bem acolhido nessa minha passagem. Então, transmitir esse dom que tenho é o que posso fazer pra retribuir um pouco do carinho desse povo”, comentou o tenor.
Fabio começou sua carreira como cantor lírico em 2009, na Flórida, Estados Unidos. Ao longo desses oito anos de carreira, ele já se apresentou em países como África do Sul, Alemanha, Suíça e Uruguai. No Brasil, porém, o público, para ele, é diferente. “É um povo caloroso, o público é bem animado, o que faz toda diferença para a empolgação da apresentação”.

Lotando Auditório Denise Stoklos, plateia aplaudiu de pé a apresentação (Foto: Raphael Gierez)

Na apresentação em Irati, o repertório foi baseado em canções italianas clássicas conhecidas internacionalmente, como O Sole Mio e Con te Partiró. Coletânea que agradou ao público, até mesmo os que, pela primeira vez, acompanhavam um concerto lírico, como é o caso da técnica de enfermagem Vanessa dos Santos. “Nunca tinha visto um show desses, gostei muito, principalmente porque as músicas eram conhecidas, então a gente identifica e acha mais legal ainda”, relatou Vanessa.
A apresentação, que foi uma realização da Divisão de Promoção Cultural, lotou o auditório da universidade e, além do público da cidade, vários estudantes prestigiaram a apresentação, como Alexandre Antoszszyszen, acadêmico de Engenharia Ambiental da Universidade. “Quando a gente tem a chance de apreciar algo diferente na faculdade temos que marcar presença, como foi hoje. Nunca tinha visto um show de tenor. Gostei muito, espero ter a oportunidade de ver algo do gênero no futuro”, comentou o acadêmico.