Oficiais do 26º GAC visitam os campi Santa Cruz e Cedeteg

Comitiva do exército, primeiro, foi recepcionada pelos dirigentes da Universidade (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Duas instituições públicas com objetivos específicos muito distintos. Uma com a missão de garantir a segurança e a soberania do território nacional. Outra com a finalidade de produzir e disseminar conhecimento através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Ainda assim, Universidade e Exército têm pontos de aproximação, como o trabalho para o desenvolvimento do Brasil. Foi a partir dessa perspectiva, que a administração da Unicentro recebeu oficiais do 26. GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) para uma visita aos seus dois campi universitários localizados em Guarapuava – o Santa Cruz e o Cedeteg.
Primeiramente, o comandante do 26. GAC, tenente-coronel Ricardo Facó de Albuquerque, acompanhado de outros militares, foi recepcionado pelo reitor e pelo vice-reitor da Unicentro, respectivamente, professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza, no Gabinete da Reitoria. “Nossa visita tem, principalmente, como objetivo aproximar as duas instituições, já que somos ambas públicas e, em último termo, trabalhamos em rol de um Brasil melhor”, explicou o tenente-coronel Ricardo Facó.
Depois da acolhida, os oficiais foram conduzidos pelo diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas. Eles visitaram as dependências da Universidade em que estão localizadas, além da administração central, os cursos afetos às áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas. “Com o contato com o tenente-coronel Facó e com a sua equipe”, explicou Ademir, “nós entendemos que as parcerias Unicentro-26. GAC são possíveis e têm que continuar. Por isso, nós vamos tentar avançar bastante nesses termos”.
Antes da visita da comitiva do GAC à Unicentro, um grupo de estudantes e professores da Universidade passou por um treinamento para jornalistas em situações de conflito nas dependências do grupamento de Guarapuava. Iniciativa que abriu novas possibilidades, profícuas para os dois lados. “A abertura, por exemplo, de novos locais de estágio para os estudantes, por exemplo, dos nossos cursos de Administração, de Ciências Contábeis, de Educação Física, de Nutrição. Podemos trazer o exército para fazer palestras na instituição, como aconteceu no início do ano quando nossos alunos lotaram o Cinema para ouvir sobre o trabalho do Exército brasileira na missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti; do mesmo modo, nossos professores podem difundir o conhecimento gerado aqui em palestras no Exército”, avaliou Ademir.

Espaços pedagógicos foram visitados nos dois campi universitários (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Após conhecer o campus Santa Cruz, os oficiais seguiram para o Cedeteg, onde foram recepcionados pelo professor Fábio Hernandes, diretor do campus. “Temos, com certeza, muitas parcerias a construir junto ào 26. GAC”, destacou Fábio ao dar boas-vindas à comitiva. O grupo circulou pelo Cedeteg, visitando salas de aula e laboratório de ensino e pesquisa.
A visita, contou o tenente Wagner Osternack, era um anseio do grupo, já que muitos oficiais chegaram à Guarapuava há pouco tempo. Para eles, estar na mesma cidade que a Unicentro significa a possibilidade de crescimento profissional e pessoal. “Muitos queriam conhecer a Universidade, o que ela oferta, tanto no campus Santa Cruz como no Cedeteg. A perspectiva é a possibilidade de expandir os próprios horizontes, buscando uma inovação, uma especialização, uma pós-graduação”. contou.