Projeto Sábados Literários retoma atividades

Depois de uma pausa que durou alguns meses, o projeto Sábados Literários está de volta e com o mesmo objetivo: difundir as obras e os autores da literatura clássica. O projeto, coordenado pelo professor Edson Santos, do Departamento de Letras, entra em seu quinto ano e tem como objetivo fomentar o gosto pela literatura. “As pessoas nos dias de hoje, ao contrário do que muitos falam, se interessam pela leitura e nossa missão é tentar aproximar esse gosto pela literatura com os grandes autores nacionais e internacionais”, comenta o docente.
A primeira edição do ano, realizada no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati, nova casa do projeto, contou com grande público, que lotou as dependências do local. Um dos participantes foi o acadêmico de Letras Português, Paulo Czrebaty. Esse já é o quarto ano que ele participa dos Sábados Literários. “É um projeto que ajuda muito na formação do aluno, pois temos contato com doutores, mestres, pesquisadores da área. Além de também conhecer e nos aprofundar nos grandes nomes da literatura que são expostos para a gente”, conta o acadêmico, que também vê nos encontros uma experiência cultural que propicia a formação de laços entre as pessoas.

Obra de João Gilberto Noll abriu as discussões da edição 2017 dos Sábados Literários (Foto: Coorc)

De modo a despertar atenção do público, todo ano o Sábados Literários traz um tema diferente. Em 2017, os encontros são pautados pela temática “Pratas da casa”, já que todos os palestrantes serão docentes que tenham algum tipo de ligação com a Unicentro. Um dos agraciados com esse novo formato é o professor do Departamento de Letras, Rodrigo Kovalski, responsável por fazer a palestra inaugural de 2017. “Vejo a temática de valorizar os próprios docentes da Universidade como algo muito positivo, pois muitas vezes os professores não tem onde divulgar suas pesquisas e seu trabalho. Então, é muito positivo quando surgem oportunidades como essa”, relata o professor, que trouxe a obra do escritor brasileiro João Gilberto Noll para o debate.
Ao longo do ano, mais sete edições dos Sábados Literários serão realizadas, sempre no Centro Cultural. A próxima está marcada para o dia 27 de maio e contará com a professora Ana Paula de Castro Sierakowski, que abordará a obra da escritora americana Kate Chopin.