Calouros conhecem dia a dia da Unicentro em recepção no campus Santa Cruz

Calouros foram recepcionados no auditório do campus Santa Cruz. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Bianca Cunha é de Guarapuava. Já Lorraine Adorno veio de Goiás. Elas se encontraram na Unicentro. Ambas são alunas do primeiro ano do curso de Pedagogia do campus Santa Cruz (em Guarapuava). Como elas, a Unicentro recebe todos os anos quase 2.200 alunos. São calouros dos cursos de graduação – licenciaturas e bacharelados – ofertados pela instituição em três campi universitários, quatro campi avançados e em uma extensão.

Muitos, igual a Lorraine, chegam à Unicentro com poucas informações sobre a universidade. “Eu não conhecia a Unicentro. Conheci agora”, contou a caloura de Pedagogia. É por esse motivo que a universidade realiza todos anos, logo no início do ano letivo, recepções aos calouros. Só no Santa Cruz foram três, uma em cada período, no dia 27 de abril.

Diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas participou da recepção. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

“Quando o aluno chega à universidade ele encontra uma realidade nova, diferente da que ele estava acostumado no Ensino Médio. Não há mais uma relação tão próxima entre alunos e professores ou diretores. Ainda assim, nós queremos mostrar que estamos felizes por recebê-los. A recepção, então, é uma maneira de aconchegar de dizer para o aluno que ele é importante para nós, que a universidade só vive em função dos seus alunos”, explicou o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas.

Também participaram da recepção o reitor e o vice-reitor, professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza, os diretores dos setores de conhecimento lotados no Santa Cruz – professores Carlos Eduardo Schipanski e Adenilson José da Silva, diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), e João Francisco Morozini e Marcio Facini, diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa), além de chefes e vice-chefes de departamentos pedagógicos.

Reitor da Unicentro, Aldo Bona, destacou as possibilidades da vida acadêmica. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para o reitor, Aldo Nelson Bona, além de fazer com que os alunos se percebam como integrantes da comunidade universitária, as recepções possibilitam, ainda, mostrar as oportunidades que a Unicentro oferece a quem está chegando. “Nós acreditamos que o estudante que conhece as oportunidade que tem, passa a buscar e, desfrutando dessas possibilidades, tem uma formação diferenciada, pode sair da universidade com uma formação mais completa do que quem, simplesmente, vem, participa das aulas, faz as provas e vai embora”.

A caloura de Jornalismo, Giovana Gomes, foi uma das estudantes que participou da recepção da manhã no campus Santa Cruz. Ao final, ela estava animada e disposta a desfrutar ativamente da vida institucional. “Eu quero fazer tudo que essa faculdade me proporciona. Iniciação científica, estágios, monitorias, intercâmbio. Tudo o que eu posso fazer na universidade, eu quero”.

Confira mais imagens da recepção aos calouros do campus Santa Cruz no Flickr da Unicentro.