Calouros 2016 são recepcionados no campus Cedeteg

Diretor do campus Cedeteg, professor Fabio Hernandes, em sua fala aos novos universitários. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Toda relação de cordialidade e amizade tem início com as apresentações. Também foi assim na recepção aos novos estudantes dos cursos lotados no campus Cedeteg, que ocorreu no dia 26 de abril. Um momento importante para dar boas vindas e ampliar o contato com os alunos que estão chegando. “Queremos receber muito bem esses calouros, mostrarmos que a universidade e o campus Cedeteg estão de portas abertas. Desejamos que eles trilhem um caminho com bastante sucesso e, nesse sentido, estaremos sempre apoiando esses discentes nessa caminhada”, ressaltou a vice-diretora do Cedeteg, Adriana Knob.

As recepções aos calouros são tradicionais na Unicentro. Além de dar as boas vindas aos novos estudantes, a acolhida também é o momento de passar informações que vão facilitar a vida acadêmica. Uma delas se refere a que instância, inicialmente, o estudante deve recorrer em caso de dúvida ou problema: o Departamento Pedagógico. Lá, chefe, vice e professores poderão encaminhar e dar suporte a todas as necessidades do acadêmico. “Qualquer dúvida, o que precisarem, que primeiramente nos procurem, os chefes e vice-chefes do departamento. Os professores também estão a disposição para esclarecer qualquer dúvida”, orientou a chefe do Departamento de Enfermagem, Isabella Schroeder Abreu.

Vice-diretora do campus Cedeteg, Adriana Knob, e o reitor Aldo Bona também participaram do evento. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O Cedeteg tem 14 departamentos pedagógicos, 18 cursos de graduação, nove mestrados e quatro doutorados. O campus está preparado para receber esses novos acadêmicos e garantir a eles uma formação de qualidade. Motivo que fez o acadêmico Eduardo Casoto escolher a Unicentro para cursar Educação Física. “É uma oportunidade muito boa de estudar aqui, uma grande universidade, entre as 50 melhores do país. Então, espero muita coisa boa”.

Mostrar todas as oportunidades oferecidas pela Unicentro também é faz parte da tônica da recepção aos calouros. Como tudo é novidade, os alunos recém-chegados acompanham cada informação com curiosidade. Daiara Destri, por exemplo, é aluna do primeiro ano do curso de Fisioterapia. Ela veio de Santa Catarina e, no período em que estiver aqui, quer aproveitar tudo o que a universidade oferece. “Eu espero muito conhecimento e que possa me formar muito bem futuramente”.

Professor Marcos Pelegrina, responsável pela Assistência Estudantil na Unicentro. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Na Unicentro o acadêmico tem a chance de se envolver em programas de iniciação científica, de monitoria, de iniciação à docência, de extensão e há ainda a possibilidade de intercâmbio. O reitor Aldo Nelson Bona destacou que a universidade tem muito a oferecer aos acadêmicos e que, em contrapartida, espera deles o comprometimento necessário para com a instituição. “Que eles se comprometam com a instituição e com os estudos necessários nessa fase da formação. Os estudantes podem esperar da universidade todo o empenho, todo o comprometimento para que eles possam ter aqui a melhor formação possível”.

Uma novidade na Unicentro é a criação do Setor de Apoio ao Estudante. A partir desse ano, mais políticas de assistência estudantil devem ser implementadas. Algumas ações já vêm sendo desenvolvidas e, agora, outras também deverão ser realizadas. “Temos a Farmácia Escola, assistência psicológica em Irati, diferentes clínicas, atividades culturais, bibliotecas. Já existem bolsas de inclusão social, que dão assistência socioeconômica. A ideia, agora, é tentar unificar essas ações, criar uma política através de uma resolução da universidade e tentar ampliar os programas”, finalizou o responsável pelo Setor de Apoio ao Estudante, Marcos Pelegrina.

Confira mais imagens da recepção aos calouros do campus Cedeteg no Banco de Imagens da Unicentro.