CPC avalia curso de Educação Física do campus Irati como o melhor da região Sul

Curso de Educação Física de Irati é o melhor da região Sul e o oitavo no ranking nacional.

Trabalhar a formação dos acadêmicos com foco no campo escolar. Esta tem sido a receita do curso de Educação Física – Licenciatura, do campus Irati da Unicentro. E a prova de que ela tem dado certo é o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). No último CPC, o curso conquistou o primeiro lugar no Paraná, foi considerado o melhor da região Sul e ficou com a oitava colocação no ranking que abrange todas as instituições de ensino superior do país.

O chefe do Departamento de Educação Física, Gilmar de Carvalho Cruz ressalta que o índice traduz o esforço coletivo do curso e é um retorno para a sociedade do investimento feito por ela. “Sejam os moradores de Curitiba, como os daqui de Riozinho, Engenheiro Gutierrez, todos estão colaborando para financiar esse processo formativo dos alunos. E este indicador permite que possamos visualizar como que esse investimento coletivo está sendo utilizado, e em que medida está colaborando para uma formação de profissionais mais qualificados o possível que, para além de entrar no mercado de trabalho, vão atender as demandas sociais e educacionais. O que é de fundamental importância numa região como a nossa”, acrescenta.

Gilmar conta que há uma questão bem peculiar na Educação Física que diz respeito a distinção no campo formativo em relação aos cursos de licenciatura e bacharelado. Foi a partir do início dos anos 2000, com as diretrizes específicas da formação de professores da Educação Física, que foi feita a diferenciação. Por se tratar de um curso de licenciatura, o corpo docente vem atuando num esforço junto aos acadêmicos em torno da questão central que é o contexto escolar e a reflexão sobre a escola. “Temos nos debruçado muito no assunto, buscando um profissional que tenha clareza, compreenda de modo mais amplo as contradições sociais nas quais ele está inserido, e se comprometa com uma atuação que colabore para que tenhamos cada vez mais jovens e futuros adultos que tenham prazer em se movimentar e que gostem dos próprios corpos. Seja no âmbito do esporte de rendimento, no lazer, atividades de dança, de lutas”.

Segundo o chefe do Departamento, esta tem sido a principal preocupação do corpo docente. E já é possível notar que o aluno tem saído com algumas contribuições importantes nessa direção. “Buscar realmente uma compreensão da Educação Física para além de trabalhar com modalidades esportivas tradicionais, ampliando esse leque de opções oferecidas para os alunos nas escolas, chegando às atividades relacionadas as práticas corporais alternativas, aos esportes da natureza, as lutas, as danças. Então, temos ampliado um pouco esse repertório de possibilidades de atuação do profissional”.

Hoje o corpo docente do curso do campus de Irati é formado por 15 professores, entre efetivos e colaboradores. Além da qualificação, vários são vinculados aos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário e em Educação. Além disso, a maioria tem vivência em setores administrativos, seja no Departamento ou na pós-graduação, trabalhando junto a gestão do trabalho pedagógico.

Para promover o diálogo com a comunidade externa, o curso de Educação Física conta com os estágios obrigatórios, que levam os alunos para as salas de aula, assim como com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid. As duas atividades aproximam o acadêmico da realidade profissional. O chefe do Departamento também cita a importância dos projetos de pesquisa e os de extensão. “Temos um projeto de extensão que dá muita visibilidade para o curso, que vem desde a origem dele também, que é o UniverCidade Olímpica. Ele é focado no ensino-aprendizagem das atividades esportivas para crianças e jovens. Este projeto possibilitou, via convênio, uma relação com a Prefeitura de Irati. Desenvolvemos um projeto que é de interesse social aqui na região, e isso também possibilita que quando necessário, possamos utilizar instalações da Prefeitura para as nossas aulas”, salienta Gilmar.

O projeto trabalha a iniciação esportiva em diferentes modalidades como futebol, vôlei, basquete, atletismo, dentre outros. O coordenador é o professor Paulo Machinski, que frisa a importância da boa colocação do curso no CPC. “É muito importante você ser avaliado e conseguir um ranqueamento como conseguimos, estar entre os primeiros já é bom, agora você ser o primeiro, melhor ainda. Nós conquistamos esse objetivo e todos os professores se esforçam muito, fazem o máximo para conseguir dar essa qualidade. Mas também não devemos nos contentar e parar por aí. A ideia é melhorar sempre a cada dia”, observa Machinski.

A qualidade dos professores também é uma das características citadas pela aluna do quarto ano de Educação Física, Deborah Wiertel. Ela diz que dentro do curso pode verificar as possibilidades de atuação em sala de aula, mas que também aprendeu que pode continuar seus estudos em programas de pós-graduação. “Acho que estes dados são de extrema importância, até porque o curso de Educação Física não é muito reconhecido. E sermos o melhor do Sul do Brasil e no Paraná mostra que a Unicentro tem excelentes professores, ainda mais na nossa área”, conclui a acadêmica.