“Tesouros do Mar” são apresentados na Casa da Cultura de Irati

A exposição “Tesouros do Mar” segue até 27/08.

Com o intuito de valorizar a diversidade marinha e mostrar as riquezas que estão escondidas no fundo do mar, está aberta para visitação a exposição “Tesouros do Mar”, na Casa da Cultura de Irati, até 27 de agosto. A mostra conta com 46 peças do Museu de Geociências do campus Irati da Unicentro e do acervo pessoal da professora Angela Guedes Moreira Lara.

Ana Maria Charnei, responsável pela exposição e técnica de laboratório, conta que fazem parte da mostra conchas, corais, crânios de golfinho e de tartaruga marinha encontrados no litoral do Paraná e também um crustáceo que foi doado à Unicentro pela Petrobras. “São materiais diferentes, com os quais comumente não temos contato. As conchas, por exemplo, são provenientes, além do Brasil, de países como África, Austrália, México, Mar do Caribe, Índia e Sri Lanka”, revela.

Ana conta que o Museu de Geociências começou a partir de um sonho pequeno da professora Angela Guedes Moreira Lara, do Departamento de Turismo, e do professor Luiz Carlos Basso, do Departamento de Geografia. Ambos reuniram suas coleções particulares, Basso cedeu os fósseis e rochas e Angela os invertebrados marinhos, materiais que usava nas aulas de zoologia do antigo curso de Ciências.

“Eles reuniram tudo isso e teve início o projeto de extensão, que sempre teve o intuito de receber visitantes, como as escolas que trazem as crianças. Hoje, temos uma exposição montada no Museu do Bosque, com rochas e fósseis, sempre mantendo as portas abertas para as escolas. Temos, ainda, muito material didático com animais invertebrados, que as escolas emprestam para trabalhar com os alunos. Então, o Museu tem esse papel didático-educativo”, conclui Ana.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e aos sábados, das 13h às 16h. Em setembro, a mostra será exposta na cidade de Mallet.