Campus de Chopinzinho oferece curso de Libras

De 19 e 23 de maio, o Campus Avançado de Chopinziho realizou o curso “Libras em Contexto”.

De 19 e 23 de maio, o Campus Avançado de Chopinzinho realizou o curso “Libras em Contexto”. Ofertado em etapas, o curso contou com cerca de 70 participantes para as aulas de nível 1 e 2, em sua maioria acadêmicos do curso de Pedagogia.

O curso é direcionado a alunos do curso de Pedagogia, professores da rede pública municipal e demais membros da comunidade. As aulas foram ministradas por professores ouvintes e surdos da Unicentro.

O objetivo é desenvolver conhecimentos linguísticos em Língua Brasileira de Sinais; promover a percepção espaço-visual no desenvolvimento da libras, organizar diálogos em língua de sinais no cotidiano e discutir a identidade, formação e atuação do profissional da Educação Especial em contextos que favoreçam a inclusão.

Segundo a coordenadora do curso, Elenir Guerra, a necessidade de oferta se dá em função do ingresso de alunos surdos na educação formal sendo fundamental que esses alunos consigam se comunicar e tenham acesso às informações do cotidiano institucional. Para isso, dependem de condições socioeducativas e pedagógicas bem como de profissionais preparados para com eles se comunicarem.

No segundo semestre serão ofertados os níveis 2 e 3 do curso e, se houver demanda, do nível 1 novamente.