Histórico: Unicentro recebe primeira Carta Patente de Produto Inovador

A invenção consiste em um produto que será utilizado na pintura de superfícies metálicas, como automóveis e aviões, com um preço muito mais acessível.

A invenção: um produto utilizado na pintura de superfícies metálicas a um preço mais acessível.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, após analisar a documentação exigida, deferiu o pedido de patente da primeira invenção da história da Unicentro. Sob o título “Processo para fosfatização de superfícies metálicas, por meio de imersão ou pulverização da superfície do metal com solução ácida fosfatizante contendo nióbio”, a invenção consiste em um produto que será utilizado na pintura de superfícies metálicas, como automóveis e aviões, com um preço muito mais acessível.

O grupo de inventores, responsáveis por esse marco na história da Unicentro, é formado pelos professores: Paulo Rogério Pinto Rodrigues, Everson do Prado Banczek, Isolda Costa, Maico Taras da Cunha e Marilei de Fátima de Oliveira. Além dessa primeira invenção, outras 30 já estão em processo de avaliação.

Segundo o diretor da Agência de Inovação da Unicentro, Paulo Rogério, a importância da primeira patente recebida pela Unicentro é enorme, uma vez que o processo de reconhecimento de uma invenção pode levar mais de 20 anos e Universidade conquistou essa primeira patente após oito anos. Para ele há, ainda, outro fator a ser comemorado, trata-se de um produto novo e inventado nas dependências da universidade. “Agora é dar novos rumos à pesquisa de desenvolvimento com o produto, e encontrar mediadores para negociar com as empresas e tornar o produto rentável para a universidade”, afirmou Paulo Rogério.

A Tecnoquisa é a empresa incubada que desenvolve o projeto e teve o apoio da Agência de Inovação Tecnológica (Novatec) da Unicentro, que dá todo o suporte aos interessados em desenvolver novos produtos. A agência agrega a Incubadora Tecnológica, Divisão de Análises, Divisão de Projetos e Parques Tecnológicos e Propriedade Intelectual.