Últimos dias para inscrições de projetos de Iniciação Científica

Logomarcas da Unicentro na fachada do Campus Santa Cruz.

Os estudantes interessados podem inscrever seus projetos até 31 de março.

O Programa Institucional de Iniciação Científica (Proic) e o Programa de Apoio a Inclusão Social (Prois) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão com o processo de inscrições abertas. Até 31 de março, os estudantes interessados em integrar pesquisas universitárias ao período de graduação, podem inscrever seus projetos.

Para realizar o procedimento, basta que o aluno escolha o tema que será pesquisado, converse com os professores do seu departamento e escolha um professor-orientador com linha de pesquisa condizente, para auxiliá-lo nos estudos. Em seguida, com orientador definido e projeto elaborado, basta aguardar a aprovação da pesquisa pelo comitê de seleção.

Como participante, os pesquisadores são classificados em duas modalidades: bolsistas, onde realizam pesquisas remuneradas pelos órgãos de fomento (Cnpq, Fundação Araucária ou Unicentro) e voluntários, sem remuneração.

Como base para programas de pós-graduação de qualidade, a Unicentro tem se consolidado ano a ano na pesquisa científica. O crescente interesse pela vida acadêmica, somado a qualidade das pesquisas da instituição, resultou em um aumento significativo no número de projetos realizados. Em 2011, pouco mais de 500 projetos estavam em andamento, atualmente, entre bolsistas e voluntários, a marca ultrapassa 800 pesquisas.

Para o diretor de iniciação científica da universidade, Ricardo Miyahara, a marca alcançada pela instituição atualmente reflete em melhoria de qualidade para diversos segmentos universitários. “Nos levantamentos realizados, a Unicentro tem o terceiro maior programa de iniciação científica do estado. Nossa universidade é nova e tem melhorado cada vez mais esse rendimento, aumentando por consequência, o número de programas de pós-graduação, tanto stricto sensu quanto lato sensu. Essas melhorias e avanços fortalecem a credibilidade e a produtividade da instituição fazendo com que tanto a universidade, quanto professores e alunos sejam bem capacitados, com uma boa posição no país”, declarou.

Para mais informações sobre iniciação científica, acesse o edital do Proic e o edital do Prois.