Últimos dias para inscrições de projetos de Iniciação Científica

Últimos dias para inscrições de projetos de Iniciação Científica

Logomarcas da Unicentro na fachada do Campus Santa Cruz.

Os estudantes interessados podem inscrever seus projetos até 31 de março.

O Programa Institucional de Iniciação Científica (Proic) e o Programa de Apoio a Inclusão Social (Prois) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão com o processo de inscrições abertas. Até 31 de março, os estudantes interessados em integrar pesquisas universitárias ao período de graduação, podem inscrever seus projetos.

Para realizar o procedimento, basta que o aluno escolha o tema que será pesquisado, converse com os professores do seu departamento e escolha um professor-orientador com linha de pesquisa condizente, para auxiliá-lo nos estudos. Em seguida, com orientador definido e projeto elaborado, basta aguardar a aprovação da pesquisa pelo comitê de seleção.

Como participante, os pesquisadores são classificados em duas modalidades: bolsistas, onde realizam pesquisas remuneradas pelos órgãos de fomento (Cnpq, Fundação Araucária ou Unicentro) e voluntários, sem remuneração.

Como base para programas de pós-graduação de qualidade, a Unicentro tem se consolidado ano a ano na pesquisa científica. O crescente interesse pela vida acadêmica, somado a qualidade das pesquisas da instituição, resultou em um aumento significativo no número de projetos realizados. Em 2011, pouco mais de 500 projetos estavam em andamento, atualmente, entre bolsistas e voluntários, a marca ultrapassa 800 pesquisas.

Para o diretor de iniciação científica da universidade, Ricardo Miyahara, a marca alcançada pela instituição atualmente reflete em melhoria de qualidade para diversos segmentos universitários. “Nos levantamentos realizados, a Unicentro tem o terceiro maior programa de iniciação científica do estado. Nossa universidade é nova e tem melhorado cada vez mais esse rendimento, aumentando por consequência, o número de programas de pós-graduação, tanto stricto sensu quanto lato sensu. Essas melhorias e avanços fortalecem a credibilidade e a produtividade da instituição fazendo com que tanto a universidade, quanto professores e alunos sejam bem capacitados, com uma boa posição no país”, declarou.

Para mais informações sobre iniciação científica, acesse o edital do Proic e o edital do Prois.

Deixe um comentário