Unicentro recebe estudantes estrangeiros para cursar pós-graduação

A iniciativa trouxe cinco estudantes estrangeiros para cursarem a pós-graduação integral.

Na última sexta-feira (15), a Universidade Estadual do Centro-Oeste consolidou uma nova parceria referente ao seu processo de expansão e internacionalização. A iniciativa, firmada com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (Gcub), trouxe cinco estudantes estrangeiros para cursarem a pós-graduação integral.

A ação é fruto da parceria entre o Grupo Coimbra e a Organização dos Estados Americanos (OEA) que, juntos, promovem a terceira edição do Programa de Alianças para Educação e Capacitação.

A proposta consiste em receber estudantes dos países membros da organização dos estados americanos nas universidades brasileiras para realizarem cursos completos de pós-graduação stricto sensu, onde o objetivo é integrar e fortalecer regionalmente a América por meio da qualificação profissional, principalmente com participantes oriundos de países com baixo nível de desenvolvimento humano.

De acordo com o diretor de pós-graduação da Unicentro, Emerson Carraro, os cinco aprovados passaram por um processo de seleção, onde o parecer final foi decidido pela universidade.

“O grupo Coimbra através da Organização dos Estados Americanos promove a divulgação das instituições participantes e, em seguida, a seleção dos candidatos em todos os estados americanos. Quando a Unicentro foi convidada a ofertar as vagas, nós fizemos uma reunião prévia dentro da instituição vendo quais eram os programas de pós-graduação interessados em participar e após essa seleção, indicamos os cursos. Na sequência, o OEA que realizou toda a seleção interna, através do Gcub, indicou os nomes e nós escolhemos os estudantes que de fato, viriam à instituição”, explicou.

Para esta primeira ação, a universidade recebeu estudantes do México, Costa Rica, Peru, Colômbia e Bolívia. Com pesquisadores de diferentes linhas de estudos, que transitam da área de desenvolvimento comunitário à química e agronomia, os novos alunos ficarão distribuidos pelos campi de Guarapuava (Santa Cruz e Cedeteg) e Irati.