Em 23 anos de história, primeiro agente universitário assume uma Pró-Reitoria

Robson Paulo Ribeiro Ferras é o primeiro agente universitário a assumir uma pró-reitoria de forma titular.

Robson é o primeiro agente universitário a assumir uma pró-reitoria de forma titular.

No início do mês de março, um novo funcionário assumia a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) da Unicentro. Nada fora do normal, não fosse Robson Paulo Ribeiro Ferras o primeiro agente universitário a assumir uma pró-reitoria de forma titular, uma novidade nos quase 24 anos da universidade.

Atualmente com 31 anos, Robson iniciou sua trajetória na instituição como estagiário e, em 2003, passou a integrar o corpo de funcionários da Unicentro. Já atuante na Prorh, ele respondia pela Assessoria para Gestão da Folha de Pagamento, função que ocupou por aproximadamente 10 anos, até assumir o comando da Prorh.

Na maioria das vezes ocupada por docentes, por duas oportunidades agentes universitários assumiram alguma pró-reitoria, porém de maneira interina. Sobre essa nova designação, Robson encara com naturalidade, ressaltando a capacidade profissional dos servidores.

“Assim como os docentes, os agentes têm buscado constantemente maior capacitação técnica e qualificação, não apenas através de cursos técnicos, mas também por meio de especializações, mestrados e doutorados. Essa primeira designação vem a mostrar que os agentes universitários estão cada vez mais preparados para assumir novos desafios e contribuir nas mais diversas funções”, afirma.

Graduado em Ciências Econômicas pela Unicentro e mestre em Gestão de Políticas Públicas, pela Univali (SC), Robson objetiva aperfeiçoar os processos internos e qualificar os serviços prestados à comunidade universitária a frente da Prorh.

“Além de trabalhar com documentos ou sistemas, trabalhamos com pessoas. O desafio se estende a não nos atermos apenas em melhorar aquilo que já fazemos, mas em fazer algo mais. E, nesse sentido, vamos buscar estabelecer parceiras com os outros setores de nossa universidade, com o objetivo de criarmos estratégias conjuntas para cada vez mais inovarmos e melhorarmos o ambiente institucional”.