Ex-aluno da Unicentro pesquisa as vias de informação jornalística entre Espanha e Brasil

Clóvis ao lado da bandeira espanhola e com o jornal El País em mãos.

Clóvis ao lado da bandeira espanhola e com o jornal El País, seu objeto de estudo, em mãos.

Formado em Comunicação Social pela Unicentro no ano de 2006, o aluno da instituição, Clóvis Pedrini Junior, ingressou no fim do ano passado em um mestrado na Espanha. Clóvis cursa o programa em “Gestión Estratégica e Innovación en Comunicación”, na Universidad Publica de Cádiz e na Universidad Publica de Málaga.

Apesar de ter cursado Publicidade e Propaganda, ele pesquisa as vias de informação jornalística entre Brasil e Espanha. Seus objetos de pesquisa são o jornal El País, o maior da Espanha, e a Folha de São Paulo, no Brasil.

Depois do mestrado, Clóvis pretende continuar com a mesma linha de pesquisa em um doutorado também no exterior, mas quer ampliar os objetos de estudo incluindo as mídias de TV e rádio dos dois países. Concluídas as etapas de pós-graduação, o publicitário deseja seguir na carreira acadêmica como docente.

O mestrando atualmente é o único bolsista brasileiro de mestrado da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP), organização internacional reconhecida pela Unesco. A AUIP contribui para a formação de professores universitários, científicos e profissionais que estão nos níveis de pós-graduação e doutorado.

De acordo com Clóvis, o processo de seleçao foi bastante exigente, considerando que foram analisados o histórico acadêmico, a nota no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a certificação de fluência na língua estrangeira, a participação em projetos no meio universitário, além de uma entrevista pessoal.

Após a graduação, o mestrando continuou frequentando a Unicentro através da participação no projeto de extensão universitária “Conversando com a Lei Maria da Penha”, que procura combater a violência contra a mulher. Segundo Clóvis, essa experiência pesou bastante na sua seleção para o mestrado, por se tratar de uma atividade prática. “A atuação em algum projeto de caráter social e humanitário é muito valorizada pela universidade espanhola, até mesmo supera a avaliação de artigos publicados, como é um dos principais critérios utilizados no Brasil para o ingresso no mestrado”, conta.