Em Brasília, reitor da Unicentro consegue liberação de R$ 4 milhões

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Aldo Nelson Bona, está em Brasília (DF), participando de ações da Abruem e, também, de uma série de reuniões buscando investimentos para a Unicentro.

A primeira boa notícia veio na reunião realizada ontem, dia 12, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Acompanhado do deputado Sandro Alex (PR), o reitor participou de encontro com diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, do FNDE, Renilda Peres de Lima. O evento serviu para tratar da liberação de recursos para a Unicentro, por meio de emendas orçamentárias propostas pelo deputado. O valor total das emendas era de R$ 2 milhões, para a construção da nova biblioteca do Campus de Irati e, também, de um bloco administrativo. Porém, como a biblioteca demandaria maior investimento, a reunião serviu não apenas para a liberação do orçamento, mas também para a complementação da verba.

“Com o trabalho que estamos fazendo junto ao ministro da Educação, José Henrique Paim, na reunião com a diretora Renilda Peres de Lima ficou acordada a liberação de R$ 4 milhões para a Unicentro. Desse montante, R$ 3 milhões serão para a construção da nova Biblioteca do Campus de Irati e R$ 1 milhão para um bloco administrativo”, revelou o reitor da Unicentro.

Reunião com o presidente da Câmara dos Deputados

Da esquerda para direita: presidente da Abruem, professor Carlos Calado; senador Inácio Arruda; e professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro.

Ainda em Brasília, o reitor da Unicentro, juntamente com uma comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), também participou de audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.

O encontro teve como objetivo buscar o apoio do presidente para a derrubada do veto à emenda na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que reduz para 1% as contrapartidas de universidades estaduais e municipais para repasse de recursos da União.

Além dos representantes da Abruem, também estiveram presentes, apoiando o pleito, o senador Inácio Arruda (CE), os deputados federais Cleber Verde (MA), Sandro Alex (PR) e Assis Carvalho (PI).

Neste encontro ficou marcada uma audiência com o Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e os reitores das universidades filiadas à Abruem, para o dia 26 de março. Na ocasião, serão abordados assuntos de interesse da Associação.

Mais reuniões

Nesta quinta (13), Aldo Bona participa de reuniões no Ministério da Educação (MEC), sobre investimentos do Governo Federal nas universidades estaduais e municipais e sobre política de assistência estudantil vinculada à adesão da Unicentro ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).