Obesidade infantil é discutida no campus de Irati

O secretário de Esporte e Turismo do Parará, Evandro Rogério Roman, detalha os dados apresentados na pesquisa.

O Governo do Paraná realizou, de 2011 a 2013, uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental e médio do estado. Ao todo, foram 17 mil entrevistados em todas as regiões do Paraná.

Os resultados foram apresentados na última quarta-feira (12), no campus da Unicentro em Irati, pelo secretário de Esporte e Turismo do Parará, Evandro Rogério Roman, revelam a obesidade infantil em níveis alarmantes. “Temos regiões do estado em que quase 50% das crianças estão com sobrepeso”, destacou o secretário.

Segundo a pesquisa, uma em cada quatro crianças está acima do peso no Paraná, dado que o coloca apenas atrás do Rio Grande do Sul no ranking brasileiro de obesidade infantil. Com o objetivo de modificar essa realidade, acadêmicos de Educação Física paranaenses estão recebendo orientações para atuar nas escolas. “Serão os alunos que trabalharão nas escolas futuramente e terão que agir em situações de obesidade, por isso, precisamos que eles tenham consciência deste problema”, afirmou Cláudio Suzuki, professor do Departamento de Educação Física da Unicentro.

Pesquisas científicas na área são desenvolvidas anualmente na universidade, tanto que, como informa Suzuki, este é um dos temas mais frequentes em atividades de Iniciação Científica e trabalhos de conclusão de curso. Mesmo assim, Suzuki garante que não são apenas essas atitudes que podem mudar a realidade paranaense. Além da conscientização nas escolas, é necessário também que a família auxilie na construção dos hábitos saudáveis da criança.