Representantes da Unicentro participam da inauguração de UPA

Na foto: a professora da Unicentro, Maria Regiane Trincaus, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho; e o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Na foto: a professora da Unicentro, Maria Regiane Trincaus; o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho; e o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Na manhã da última segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Guarapuava inaugurou, no bairro Batel, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A cerimônia contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, e da professora do Departamento de Enfermagem, Maria Regiane Trincaus.

Com funcionamento 24 horas, a unidade é especilizada em atendimento infantil e contará com parceria do curso de Enfermagem da Unicentro, que encaminhará alunos da graduação para estágio na nova unidade. Esta é a primeira UPA que contará com estagiários do curso de Enfermagemda universidade, que já atuam nas urgências municipais dos bairros Trianon e Pérola do Oeste.

Segundo Maria Regiane, todas as estruturas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde são campo de estágio para os alunos do curso de Enfermagem da universidade, incluindo as UPA’s. “Atualmente temos um aluno por semestre realizando internato (estágio final do curso) na UPA. No segundo semestre teremos 14 alunos do 4º ano do curso que passarão por lá em estágio curricular da disciplina de ‘Assistência de Enfermagem em situações críticas’, da mesma forma que passarão por estágio no Samu”, declarou.

Este convênio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto unidade de emergência, prevê em parceria a realização de capacitação a todos os profissionais que trabalham na área. Os cursos estão sendo discutidos e organizados para iniciarmos a oferta ainda neste semestre, como revelou Maria Regiane.