Professor da Unicentro recebe prêmio nacional de melhor tese em História

Vanderlei Sebastião de Souza, autor da Melhor Tese de História, defendida no Brasil entre 2011 e 2012.

O docente Vanderlei Sebastião de Souza, do Departamento de História (Campus Santa Cruz – Guarapuava) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), receberá o prêmio de Melhor Tese de História, defendida no Brasil entre 2011 e 2012. A entrega da premiação ocorrerá durante a cerimônia de abertura do 27º Simpósio Nacional de História, realizada em Natal-RN, no dia 22 de julho.

O tema de estudo que lhe rendeu a conquista foi “Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935)”. Na pesquisa, Vanderlei trata das discussões sobre ciência, raça e nação no início do século XX, tendo como foco os estudos antropológicos desenvolvidos pelo médico e antropólogo físico brasileiro. “O objetivo principal da minha tese foi analisar as relações entre o conhecimento científico e intelectual, a questão racial e os debates em torno dos projetos de construção da nação brasileira, ressaltando as fronteiras nacionais e internacionais que envolviam esse debate”, explicou o professor.

Vanderlei, que já confirmou presença no evento de sua premiação, ressaltou a importância de ter conquistado o prêmio. “A conquista desta premiação é fantástica. Estou muito satisfeito pelo reconhecimento que a minha tese teve junto à Associação Nacional de História (Anpuh), que é uma instituição importantíssima neste campo. Ter concorrido com teses de diferentes programas de pós-graduação em História do Brasil, que incluía as principais universidades brasileiras, é sem dúvida fundamental para minha carreira acadêmica, pois proporciona uma visibilidade enorme para as pesquisas e projetos que venho participando”, destacou.

Como parte da premiação, o professor terá ainda sua tese publicada pela Editora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Anpuh.