“Dia D – Doa, Prudentópolis!”: projeto tira dúvidas sobre destinação do IR aos fundos municipais

Através da declaração do imposto de renda, é possível ajudar entidades municipais voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente, e da pessoa idosa. Cada contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido aos fundos municipais. Ao fazer isso, você não paga nada a mais e nem diminui o valor da sua restituição. Essa é a principal informação que o projeto de extensão “Mãos que incentivam: uma ação para você participar” busca disseminar entre os contribuintes.

Em sua terceira edição, a iniciativa coordenada pela professora Ana Léa Macohon Klosowski, do Departamento de Ciências Contábeis do Câmpus de Irati, vai promover o “Dia D – Doa, Prudentópolis!” para tirar dúvidas da população e distribuir materiais informativos. O mutirão será realizado no próximo sábado, 11 de maio, na Praça da Matriz de Prudentópolis, das 9h às 16h.

Para conseguir realizar a destinação aos fundos municipais de forma gratuita, a docente explica que é necessário o contribuinte atender alguns requisitos, como por exemplo, optar pelo modelo de declaração completo. “Quem faz a declaração pelo modelo simples não está impedido de fazer a doação. Ele pode fazer, mas não vai se beneficiar dessa política pública do governo federal, que é essa destinação sem ônus ao contribuinte. A pessoa jurídica também pode fazer a destinação, mas em outro contexto, durante o ano-calendário”, ressalta Ana Léa.

O recurso angariado será gerido pelos Conselhos Municipais e pode beneficiar diversas instituições, entre elas, o Lar dos Idosos, a Apae de Prudentópolis e o Instituto Estação Luz.

Todo o material da campanha foi desenvolvido por estudantes de Ciências Contábeis, sob a orientação de docentes do curso. Ao longo do dia, a equipe estará à disposição da comunidade para explicar o passo a passo sobre como fazer a destinação.

Neste ano, a ação é realizada em parceria com dois projetos de extensão da Unicentro, o Projeto Aurora e o Programa de Formação do Estudante Empreendedor, e com o apoio do Rotary Club de Prudentópolis Cachoeiras. Participam também da organização da atividade a Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Prudentópolis.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.