Unicentro realiza III Encontro de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem

Neste semana, o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sedia o III Encontro de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos da Linguagem (Lalingua) do Departamento de Fonoaudiologia e reúne fonoaudiólogos, psicólogos, psicanalistas, educadores, linguistas, pesquisadores e estudantes de todo o país até este sábado (4).

A 3ª edição do encontro celebra ainda os 25 anos do Grupo de Pesquisa “Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem”, fundado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a liderança da professora Maria Francisca Lier-DeVitto. Grande homenageada do evento e responsável pela conferência de abertura, a docente afirma que o diferencial da Clínica de Linguagem, enquanto uma vertente teórico-clínica, é buscar desenvolver procedimentos clínicos compatíveis com uma teorização do sujeito e da linguagem.

“A fala sintomática é uma falta ou falha que aprisiona o sujeito na sua língua materna e que produz um estranhamento entre os falantes. E nós temos a ideia de que sintoma na linguagem não é alguma coisa que se retira, nem com medicamento e nem com técnicas, digamos, empiristas muito fortes. Essa é a diferença, exatamente. É o compromisso com a linguagem e desse compromisso se retira um procedimento para a clínica”, explica.

Vice-líder do grupo de pesquisa, a professora Lúcia Arantes (PUC-SP) também foi uma das palestrantes no primeiro dia do encontro, na quinta-feira (2). Além da instituição de ensino paulista e da Unicentro, representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidad Nacional San Luis (UNSL), da Argentina, também palestram e participam de mesas-redondas durante os três dias de programação, que conta ainda com um simpósio sobre questões atuais da área e apresentação de trabalhos.

Para a professora Juliana Ferreira Marcolino Galli, organizadora do evento e coordenadora do Lalingua da Unicentro, o encontro reforça os laços da graduação, da pós-graduação e da formação na Clínica de Linguagem, assim como mostra a expansão da abordagem que nasceu há 25 anos para instituições dentro e fora do país.

“Aqui na Unicentro, desde 2015, temos conseguido firmar o Laboratório de Estudos da Linguagem como espaço que articula pesquisa e extensão. E mais do que isso, nós temos docentes, como as professoras Patrícia Aspilicueta, Luciana Carnevale, Michelly Cordeiro, Paola Lurian que trabalham com essa perspectiva. Sendo que a professora Michelly e a professora Paola foram alunas da Fonoaudiologia da Unicentro, que fizeram mestrado, doutorado e voltaram para cá dando continuidade nessa linha de pesquisa”, complementa Juliana.

A programação completa do III Encontro de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem  pode acessar no site de eventos da Unicentro.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.