Nova edição do PET-Saúde privilegia ações voltadas para trabalhadoras e futuras profissionais do SUS

O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) chega a sua 11ª edição com o tema “Equidade”. Neste ano, a iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação contemplou 150 projetos de secretarias de saúde e instituições de ensino superior. Dois deles foram apresentados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que mais uma vez conseguiu a aprovação das propostas dos câmpus Irati e Cedeteg.

Em Irati, o PET-Saúde Equidade 2024-2026 é encabeçado pelas professoras Kátia Alexsandra dos Santos e Maria Angélica Binotto, diretora e vice-diretora do Setor de Ciências da Saúde (SES/I), respectivamente.

Como explica Kátia, a iniciativa tem como parceira a 4ª Regional de Saúde de Irati, que abrange nove municípios do Centro-Sul do Paraná. O objetivo é promover a formação e a valorização das trabalhadoras e futuras profissionais do SUS, por meio de ações que envolvam temas como equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, classe e deficiências.

Segundo a diretora do SES/I, o trabalho vai ser desenvolvido a partir de três aspectos: formação, diagnóstico e intervenção. Diferente de outras edições, o projeto agora tem duração de dois anos, o que, para Kátia, vai permitir um melhor desenvolvimento das atividades.

Em relação às etapas de trabalho, a docente destaca a importância do diagnóstico junto aos serviços da Regional para estabelecer quais são as demandas principais a serem atendidas nos municípios. “Primeiro vamos fazer um levantamento das políticas que já estão em andamento dentro da Regional de Saúde em torno dessas temáticas, um mapeamento de dados relacionados às questões de gênero, raça, etnia e tudo mais. Vamos discutir esse banco de dados, a qualificação deles para a partir daí a gente fazer um diagnóstico de ações que seriam necessárias e pertinentes para a formação nesses eixos que o PET prevê,” detalha.

Seleção de tutores e bolsistas segue até 19 de abril

Neste momento, o PET-Saúde Equidade do Câmpus de Irati da Unicentro está selecionando 32 participantes, entre estudantes, professores e profissionais dos serviços, que vão ser divididos em dois grupos de atuação.

Na Unicentro, são 16 vagas para alunos bolsistas e quatro para professores tutores, com seleções abertas até o dia 19 de abril.

Outra novidade da edição “Equidade” é que além dos alunos e docentes de Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia, que integram o Setor de Saúde do Câmpus de Irati da Unicentro, acadêmicos e professores de História também vão poder participar da iniciativa. “O projeto proposto pelo Ministério da Saúde prevê que sejam, necessariamente, pelo menos três cursos da área da saúde e mais um curso das áreas das ciências humanas ou sociais. Aqui nós optamos pelo curso de História, porque é um curso que tem uma discussão das questões de gênero”, conta Kátia.

Os editais com todas as informações estão disponíveis nos links unicentro.br/petsaudeirati (Seleção de bolsistas) e unicentro.br/tutorpetsaudeirati (Seleção de tutores).

Por Wyllian Correa