Centro de Documentação e Memória da Unicentro está aberto para visitação de escolas de Irati e região

Uma oportunidade para vivenciar na prática aquilo que eles veem na sala de aula. Essa é uma das vantagens que os alunos de escolas da região têm ao visitar o Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati da Unicentro (Cedoc/I). Na tarde dessa quarta-feira (20), foi a vez dos alunos das turmas do 6º ano do Colégio Estadual Trajano Grácia acompanharem curiosos a apresentação sobre os exemplos de fontes históricas que compõem o acervo do Cedoc.

A iniciativa da visita partiu da professora de História, Edislaine Fernandes Vitoriano, que há alguns anos traz estudantes do colégio para conhecer o trabalho que é feito no centro. “É uma forma diferente dos alunos aprenderem, principalmente os menores que precisam do material concreto, ver as imagens, ver os arquivos e entender o trabalho do historiador, que é o nosso conteúdo. É um impacto totalmente positivo”, avalia a docente da escola.

Na visita ao Cedoc, os alunos do Colégio Estadual Trajano Grácia puderam conhecer diferentes fontes históricas. (Foto: Coorc)

Durante o passeio, a equipe do Cedoc explicou como é feito o trabalho com vídeos, fotos e jornais antigos de Irati e região. Em uma das atividades, uma notícia de 1969 destacava justamente a então Casa Escolar Trajano Gracia, que na época vivia a expectativa da construção de um novo prédio no bairro Engenheiro Gutierrez. A aluna Eloiza Correia dos Santos de Oliveira ficou muito empolgada quando reconheceu o nome do bisavô, Osvaldo Correia dos Santos, no texto do jornal. “Fiquei muito feliz, não esperava. É muito legal ver as fotos e ver como era antigamente tudo”, afirma.

A arquivista do Cedoc, Márcia Doré, ressalta a importância de momentos como esse para o aprendizado de crianças e jovens, assim como para uma aproximação deles com a universidade. “Então é interessante que eles vejam essas fontes, esse material original, vivo ali, para eles entenderem um pouquinho de onde vem as informações que eles estudam na escola. E também é importante porque eles conhecem o espaço, conhecem o câmpus e conhecem as áreas de pesquisa do curso de História”, enfatiza.

Visitas ao Cedoc

O Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati da Unicentro reúne, principalmente, registros históricos de Irati e região. Destacam-se em seu acervo documentos dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, de coleções particulares e periódicos, como jornais impressos locais e publicações em ucraniano de diferentes lugares do mundo.

As escolas ou entidades que tenham interesse em conhecer o Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati da Unicentro podem entrar em contato pelo telefone (42) 3421-3120 ou pelo e-mail cedoc_irati@unicentro.br.

O Cedoc funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Por Wyllian Correa