“Natal das Crianças” entrega mais de 2400 kits de doces para instituições sociais e escolas da região

Mais uma vez, a campanha “Natal das Crianças” vai cumprir com o seu lema de fazer um final de ano mais “compartilhado e feliz”. A iniciativa de acadêmicos e docentes de Ciências Contábeis do Câmpus de Irati e do Câmpus Avançado de Prudentópolis da Unicentro arrecadou neste ano mais de quatro toneladas de doces, que foram divididos em kits para serem distribuídos a mais de 2400 crianças da região.

A entrega simbólica das doações foi feita na segunda-feira (11), em Prudentópolis, e na terça-feira (12), em Irati. Ao todo, vão ser beneficiadas 20 entidades e escolas das duas cidades e também de Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Para Gilmara Bobato Correa, diretora da Apae Guamiranga, a importância dessa ação não se limita às crianças, já que traz alegria para toda a família. “Eles levam a cestinha, eles repartem com os irmãos, com os pais. Então, a gente vê a satisfação deles, a alegria de eles estarem recebendo esse presentinho e de eles serem lembrados sempre”, pontua.

Esse mesmo entendimento é reforçado por Ayra Moura Cordeiro, vice-diretora do Instituto Estação Luz, de Prudentópolis, que também recebeu os kits arrecadados. “Qualquer atenção que eles ganham, eu vejo que faz muita diferença. E acho que não é só a questão material do doce em si. É a atenção, é esse Papai Noel, é essa festa, lembrar que o Natal traz essa ideia de esperança”, afirma.

A campanha “Natal das Crianças: Compartilhado e Feliz” é uma das iniciativas que integram o projeto de extensão “Sua solidariedade também contagia”, que tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU), em particular os de número 1 e 10: “Erradicação da pobreza, em todas as suas formas” e “Redução das desigualdades”, respectivamente.

Iniciativa do curso de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis vai beneficiar oito municípios da região (Foto: Coorc)

Como ressalta a coordenadora da iniciativa, professora Marines Taffarel, o sucesso da campanha é fruto do envolvimento de diferentes atores, mas principalmente devido ao trabalho desempenhado pelos acadêmicos do curso de Contábeis. “A gente vê com bastante positividade o resultado, principalmente o engajamento dos alunos e das pessoas que contribuíram, pensando sempre na alegria de uma criança. É bastante satisfatório e nos enche de alegria, de orgulho, encerrar o ano de uma forma tão carinhosa e de, certa forma, mais humana”, salienta a docente.

Para a acadêmica do Câmpus de Irati, Angélica Beatriz de Moura Franco, essa será uma experiência que os alunos vão carregar para sempre. “Ajudar o nosso próximo é aquilo que faz o nosso coração ficar um pouquinho mais quentinho, faz a gente ficar feliz e com certeza foi uma experiência única que vai levar alegria para essas crianças, para que elas se sintam amadas e para que tenham um Natal melhor”.

Calouro no Câmpus Avançado de Prudentópolis, Mariano Gonçalves Pereira conta que participar da ação lhe permitiu ter uma dimensão diferente do que é a vivência universitária, indo além da sala de aula. “No primeiro ano, você não faz ideia de como são essas ações que a universidade proporciona para a gente. Fico muito grato por poder participar dessa iniciativa da Unicentro e ainda mais por poder ajudar as pessoas. Acho que isso não tem preço”, complementa.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto contou com o apoio da Faculdade São Vicente e do Lions Club de Irati, o que permitiu arrecadar também alimentos, que vão ser destinados ao Asilo Santa Rita e à Cidade da Criança. “Acho que unidos, a gente pode fazer a diferença sempre. A gente fez uma arrecadação em duas semanas e conseguimos arrecadar alimentos e doces numa quantidade expressiva para essas duas instituições”, ressalta Bruna Nadal, presidente do Lions Club de Irati.

“Nós olhamos essa parceria entre São Vicente, Lions e Unicentro como muito importante, porque nos unindo, nós teremos mais forças para ir além, e que a gente tenha muitas parcerias pela frente, não somente em ações de Natal”, deseja a diretora da Faculdade de São Vicente, professora Daniele Ramalho Stroparo.

Além de atender a projetos externos, a ação voluntária também vai beneficiar a Campanha de Natal do Câmpus Irati, que recebeu doces e alimentos que vão compor cestas básicas a serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade dos bairros no entorno da Unicentro.