Trote Solidário arrecada uma tonelada de alimentos e produtos de limpeza para a Cidade da Criança

Nessa quarta-feira (6), acadêmicos e professores do curso de Administração do Câmpus de Irati fizeram a entrega de uma tonelada de alimentos e produtos de limpeza para a Cidade da Criança. A arrecadação é resultado do Trote Solidário, atividade que faz parte do Programa de Responsabilidade e Integração Solidária do curso e que é desenvolvida pela turma de calouros. “A ideia é motivar os alunos a pensar a sociedade, discutindo as questões que afetam o dia a dia das pessoas, sejam questões sociais, econômicas ou ambientais”, detalha o chefe do Departamento de Administração, professor Antônio João Hocayen da Silva.

Fundado em 1992 no Bairro Alto da Lagoa, o espaço beneficiado pela campanha deste ano é atualmente um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atende 111 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região.

Como explica a gestora da Cidade da Criança, Tatiane Maria Horst, os jovens frequentam o local de segunda a sexta, das 8h às 17h, período em que fazem atividades como yoga, música, violão, inclusão digital, esporte, balé e dança. “Tendo em vista a grande vulnerabilidade que está no nosso bairro, o objetivo é evitar que eles fiquem expostos aos riscos da rua. E essa ação da universidade é muito importante porque as crianças fazem café da manhã, almoço e lanche da tarde aqui. Nós não somos uma instituição governamental. A gente vive de eventos sociais, doações de benfeitores, parcerias que possam surgir com o poder público, feiras, então é algo fundamental essa arrecadação. Deixamos inclusive as portas abertas para que a universidade promova outras ações aqui”, salienta.

Para a execução do Trote Solidário, os calouros de Administração se dividiram em equipes. Cada uma delas ficou responsável por uma das diferentes etapas da ação, como a divulgação online e presencial, o contato com empresas que serviriam de pontos de coleta na cidade, a contabilidade dos itens doados e o relatório final do projeto. Para João Carlos Zarocinski, esse foi um grande desafio que a turma aceitou enfrentar. “Eu digo isso muito pela experiência de você ter que organizar tudo e já começar a entender a área que está cursando. Eu creio que deu muito certo e a gente conseguiu um resultado ótimo. É muito gratificante chegar nesse momento e conseguir fazer a entrega e ver a felicidade que eles estão nesse momento”, destaca o acadêmico.