Inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário terminam nesta quinta-feira (30)

Inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário terminam nesta quinta-feira (30)

Encerram nesta quinta-feira (30) as inscrições do processo seletivo para as turmas de 2024 do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro (PPGDC). A inscrição é totalmente online e é feita pelo site do programa. As pesquisas desenvolvidas no PPGDC envolvem o estudo das práticas e saberes interdisciplinares em contextos comunitários, englobando aspectos sociais, culturais, socioambientais, formativos, de trabalho e de saúde. São ofertadas 19 vagas de mestrado e 14 de doutorado.

O edital prevê ainda a reserva de três vagas de doutorado e 4 de mestrado para candidatos pretos ou pardos, indígenas, pessoas com deficiência, transexuais ou travestis, e pessoas com vulnerabilidade econômica. Caso essas vagas não sejam preenchidas, elas passam para o processo regular. 

Ao se inscreverem, os candidatos devem anexar Curriculum Lattes atualizado e o projeto de pesquisa que pretendem desenvolver, indicando uma das duas linhas de programa: “Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário” e “Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários”. Nesse momento também devem ser indicados dois nomes de possíveis orientadores para o projeto, de acordo com a linha de pesquisa e a disponibilidade de vagas. É cobrada uma taxa de R$ 200 para a seleção.

O processo seletivo tem três etapas – avaliação escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista – que também tiveram alteração de datas. A avaliação escrita presencial será realizada no dia 12 de dezembro, tanto no Câmpus Irati quanto no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. A previsão do início das aulas é abril de 2024. O cronograma completo e mais informações estão disponíveis no site do PPGDC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *